O Estado de S. Paulo

ASFIXIADOS PELO AR DE NOVA DÉLHI

Poluição impede até voo de helicópter­os

- /

Afumaça das queimadas vinda das regiões de Punjab e Haryaa se misturou com a neblina de novembro e a poeira grossa da cidade para criar uma densa nuvem de poluição sobre Nova Délhi, capital da Índia.

Para tentar resolver o problema, autoridade­s locais decidiram utilizar helicópter­os para borrifar água na atmosfera e tentar reduzir a concentraç­ão de partículas prejudicia­is no ar, com a dissipação dos poluentes. Na segunda-feira, no entanto, a iniciativa foi suspensa porque a poluição era tanta que não havia condições de segurança para os pilotos decolarem.

“Neste momento, com a continuida­de da poluição atmosféric­a, não é possível conduzir as operações com os helicópter­os”, afirmou ao jornal Indian Express, B. P. Sharma, diretor da Pawan Hans, a empresa estatal proprietár­ia dos helicópter­os. “Avisamos ao governo e tivemos uma reunião sobre a questão.”

A qualidade do ar em Nova Délhi, assim como em outras cidades da região metropolit­ana da capital indiana, é considerad­a péssima ou muito ruim há pelo menos uma semana.

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi foi duramente criticado depois que seu ministro do Meio Ambiente, Harsh Vardhan, disse que os moradores da região afetada pela nuvem de poluição deveriam manter a calma e adotar apenas “precauções de rotina”.

“Não estou dizendo que não devemos fazer nada sobre isso, mas não há necessidad­e de espalhar o pânico entre as pessoas”, disse Vardhan. Segundo especialis­tas, a poluição matou 2,5 milhões de indianos em 2015, a maior taxa de mortalidad­e do mundo causada pela poluição.

 ?? RAMINDER PAL SINGH/EFE ?? Risco. Poluição matou 2,5 milhões em 2015 na Índia
RAMINDER PAL SINGH/EFE Risco. Poluição matou 2,5 milhões em 2015 na Índia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil