O Estado de S. Paulo

Empate opaco fecha ano luminoso

Diante de uma retrancada Inglaterra, equipe considerad­a titular por Tite, que fez seu primeiro jogo contra uma seleção europeia, pouco cria e fica no 0 a 0

- Andrei Netto ENVIADO ESPECIAL / LONDRES

O primeiro desafio da seleção brasileira na Europa sob o comando de Tite acabou em um empate morno, sem gols, com o time misto da Inglaterra. Jogando em Londres, em um Wembley quase lotado, a equipe que o treinador considera a titular para iniciar a Copa da Rússia não conseguiu furar as sólidas linhas defensivas inglesas. Foi o último jogo da equipe neste ano. Agora, a seleção só volta a se reunir em março, para amistosos contra Alemanha e Rússia.

Gareth Southgate, o técnico inglês, posicionou seu time em seu próprio campo, apostando nos contra-ataques, que não levaram perigo, mas que bloquearam a movimentaç­ão ofensiva de Neymar, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho.

Depois de uma vitória sem brilho por 3 a 1 contra o Japão, em Lille, Tite esperava um espírito de Copa do Mundo em seus jogadores. Empenho, de fato, não faltou. Em todo o primeiro tempo o Brasil teve maior posse de bola, e dominou as ações ofensivas. Mas em nenhum momento conseguiu chegar cara a cara com Hart. Diante de uma defesa sólida, as infiltraçõ­es não deram certo.

A solução encontrada para equacionar a troca de passes na intermediá­ria foi apostar em chutes de longa distância. Daniel Alves e Neymar tentaram bater Hart, sem sucesso. Mas a melhor chance brasileira surgiu quando, após uma roubada de bola na saída dos ingleses, Gabriel Jesus concluiu de cabeça, mas o goleiro inglês defendeu.

A Inglaterra praticamen­te não ameaçou Alisson na etapa.

No segundo tempo, o jogo se tornou mais franco, mas ainda assim sem objetivida­de. O Brasil já era mais agressivo, chegando melhor à área da Inglaterra, mas sem traduzir o domínio em chances claras de gol.

Aos 22 minutos, Tite fez as primeiras alterações, colocando Willian no lugar de Coutinho – de desempenho apagado em sua volta aos campos após três semanas de lesão –, e Fernandinh­o no de Renato Augusto. Então a Inglaterra teve um instante de mais domínio, com o Brasil recuando ao campo de defesa. Mas sem Kane, astro do Tottenham, a equipe inglesa em poucos momentos ameaçou de fato o gol de Alisson.

Ainda tentando soluções, Tite mandou a campo Firmino no lugar de Jesus. As alterações começaram a surtir efeito. A seleção cresceu e Fernandinh­o, em uma arrancada individual, avançou desde o centro do campo e, sem marcação, chutou forte e rasteiro de fora da área, acertando a trave direita de Hart, na jogada mais perigosa da partida. Na sequência, Willian recebeu de Marcelo dentro da área, mas foi bloqueado.

A essa altura, o jogo havia crescido em emoção. Paulinho, aos 38, invadiu a área e chutou forte para grande defesa de Hart, que rebateu com o peito para escanteio. Aos 43 a Inglaterra respondeu com Solanke, que recebeu cruzamento na entrada da pequena área e obrigou Alisson a uma grande saída.

No final da partida, Neymar tentou sem sucesso fazer o seu contra a Inglaterra – único campeão do mundo que não foi vazado pelo craque brasileiro. Embora mais agressivo, o time de Tite acabou fechando o ano com um pálido empate.

 ?? DARREN STAPLES/REUTERS ?? Travados. Os brasileiro­s Gabriel Jesus e Philippe Coutinho tentam passar pela forte marcação da seleção inglesa
DARREN STAPLES/REUTERS Travados. Os brasileiro­s Gabriel Jesus e Philippe Coutinho tentam passar pela forte marcação da seleção inglesa
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil