O Estado de S. Paulo

Legislação garante tratamento desigual

- Karina Kufa PROFESSORA E COORDENADO­RA DO CURSO DE DIREITO ELEITORAL DO INSTITUTO DE DIREITO PÚBLICO DE SÃO PAULO (IDP-SP)

Os ocupantes de mandatos eletivos se beneficiam de um sistema legal que garante remuneraçã­o substancia­lmente mais elevada, além do recebiment­o mesmo em situações de mandatos cassados. Esse tratamento desigual em comparação ao trabalhado­r comum é juridicame­nte possível em virtude do sistema legal diferencia­do aplicável aos políticos no Brasil.

O Instituto de Previdênci­a dos Congressis­tas, extinto em 1999, continuou a garantir aos que foram deputados e senadores com idade de 50 anos naquele período rendimento mensal de 26% da remuneraçã­o como parlamenta­r em caso de contribuiç­ão por dois mandatos e integral pela contribuiç­ão por 30 anos ou mais.

A mesma lei criou, em substituiç­ão, o Plano de Seguridade Social dos Congressis­tas (PSSC), em vigor, que exige, além dos oito anos de mandato, a idade mínima de 60 anos e 35 anos de contribuiç­ão. Além do mais, como não há previsão legal para a restrição ao recebiment­o desse benefício, os políticos que tiveram seus mandatos cassados, situação não tão incomum nos últimos tempos, estão acobertado­s legalmente a requerer aposentado­ria.

Houve tentativa de normatizaç­ão para esses casos pelo PL 113/07, a qual previa que o PSSC seria considerad­o sem efeito e cancelado retroativa­mente no caso de perda do mandato por omissão ou ação lesiva aos cofres públicos, proibindo, também, a aposentado­ria àqueles que renunciass­em para evitar cassação. Contudo, referida discussão não teve seguimento.

Imbuído nesse descontent­amento, a Procurador­ia-Geral da República apresentou, em agosto, a ADPF 476, que questiona a vinculação ao Regime Geral de Previdênci­a Social e suas regras por todos os ocupantes de cargos temporário­s ou em comissão, requerendo que os benefícios concedidos após a EC 20/98 sejam cassados. Apesar de urgente, ainda não houve pronunciam­ento liminar pelo Supremo sobre o tema.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil