O Estado de S. Paulo

BALÕES NA ROTA DE AVIÕES E NO PRÉDIO

Campo de Marte teve de parar operações pela manhã; artefato atingiu um edifício na Pompeia

- / JULIANA DIÓGENES e PRISCILA MENGUE

Um balão caiu sobre casas e um prédio de 12 andares, por volta das 7h45 de ontem, na Rua Tucuna, Vila Pompeia, zona oeste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, ocorreu um princípio de incêndio no telhado de uma das residência­s, mas ninguém ficou ferido. Vizinhos relataram que a casa não tinha moradores.

Mais cedo, a presença de um balão chegou a fechar as operações do Aeroporto Campo de Marte entre 7h35 e 7h51. Segundo a assessoria de Imprensa da Empresa Brasileira de Infraestru­tura Aeroportuá­ria (Infraero), a estrutura foi vista próxima da cabeceira de Campo de Marte, mas não havia confirmaçã­o se era a mesma que caiu na Vila Pompeia. Da mesma forma, um balão foi avistado na região da torre do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, sem afetar as operações.

A queda do balão movimentou o feriado no bairro da zona oeste. Para o engenheiro eletrônico Omar Tedesco, de 60 anos, e o porteiro Rafael Marroni, de 31, o objeto poderia ser uma provocação de torcedores corintiano­s contra palmeirens­es, pois o Estádio Allianz Parque está localizado a menos de uma quadra de distância. Já o artista visual Luís Roberval Sales, de 61 anos, acreditava em uma homenagem ao cantor Raul Seixas, pois “uma parte do balão tinha a estampa de um homem branco barbudo”.

“Estava dormindo, abri a janela do meu quarto e olhei para cima, daí liguei a TV e estavam mostrando o meu prédio”, conta Tedesco. Ele relata que conseguiu alcançar o balão da janela da sala do apartament­o e chegou a tentar puxar o objeto para tentar retirá-lo. Porteiro do edifício, Marroni percebeu o artefato quando motociclis­tas começaram a parar na frente do imóvel. “Acho que eram baloeiros querendo buscar. Quando viram a polícia, saíram rápido.”

Pena. Soltar, fabricar ou vender balões é crime ambiental, com pena prevista de 1 a 3 anos

de prisão, de acordo com a Lei 9.605/13. O infrator fica sujeito ainda a uma multa de R$ 7,5 mil. Entre janeiro e setembro de 2017, mais de 170 balões foram apreendido­s e multas de R$ 1,6 milhão foram aplicadas, segundo o governo do Estado.

 ?? LUÍS ROBERVAL SALES ?? Chamado. Bombeiros foram acionados para retirar o material; soltar balões é crime no País
LUÍS ROBERVAL SALES Chamado. Bombeiros foram acionados para retirar o material; soltar balões é crime no País

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil