O Estado de S. Paulo

Planeta ‘vizinho’ à Terra pode ter condições para vida humana

- Kenneth Changnov THE NEW YORK TIMES /TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

Astrônomos anunciaram ontem a descoberta de um planeta do tamanho da Terra girando em torno de uma pequena estrela anã na nossa galáxia. O planeta pode conter água e ter condições favoráveis à vida.

A estrela Ross 128, que está a 11 anos-luz de distância da Terra, não é a mais próxima de um planeta similar do tamanho da Terra, mas parece ser uma estrela bem comportada, tranquila, sem explosões violentas de radiação que poderiam eliminar qualquer início de vida antes de se ter alguma chance de tomar conta do planeta.

“Tais explosões podem esteriliza­r a atmosfera do planeta”, disse Xavier Bonfils, do Instituto de Planetolog­ia e Astrofísic­a em Grenoble, França, e autor de um estudo descrevend­o esse planeta. “Ross 128 é uma das estrelas mais tranquilas da vizinhança”, afirmou. A descoberta foi relatada na revista Astronomia e Astrofísic­a.

Os astrônomos não viram diretament­e o planeta, mas por meio de um telescópio no Chile para medir as oscilações das ondas de luz da estrela. As oscilações são causadas pela atração gravitacio­nal do planeta, indicando que ele teria pelo menos 1,35 vez a massa da Terra, mas poderia chegar a duas vezes.

Nas últimas décadas foram descoberto­s inúmeros planetas muito diferentes de qualquer outra coisa no nosso sistema solar. O Ross 128 está apenas 7,2 milhões de quilômetro­s distante da estrela, bem mais próximo do que a distância de 149,6 milhões de quilômetro­s entre a Terra e o Sol.

Segundo o Dr. Bonfils, Ross 128 parece ter no mínimo cinco bilhões de anos – mais antigo do que o nosso sistema solar. A estrela pode ter sido mais turbulenta na sua juventude.

William C. Danchi, astrofísic­o do Goddard Center, da Nasa, é otimista. “Há potencial para uma atmosfera e, portanto, para ser habitável, mas é bastante incerto”, afirmou. “Esta é uma descoberta importante e vale muito a pena prosseguir com os estudos a respeito”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil