O Estado de S. Paulo

PMDB entra na disputa por pasta das Cidades

- COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA

OPMDB entrou na disputa pelo Ministério das Cidades. O líder na Câmara, Baleia Rossi, diz que, se forem comparados os ministério­s que o partido ocupa com os do Centrão, não há como Michel Temer deixar de contemplar a legenda. “Se você olhar para a Esplanada, não há como não vir para o PMDB. Existe uma expectativ­a da bancada pela importânci­a e capilarida­de e pelo PMDB não ter nenhum ministério de ponta”, afirma ele. Com orçamento de R$ 15,4 bilhões, a pasta comanda programas com impacto nas bases eleitorais, como moradia.

» No palitinho. Apesar da avaliação, o líder do PMDB pondera que a solução tem de ser pacífica. “Não dá para a base brigar”, diz ele. A pasta também é cobiçada por PP, DEM e PSD.

» Amigo do rei. O deputado Alexandre Baldy (sem partido-GO), próximo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), entrou na lista dos cotados para assumir a pasta das Cidades. Ele avalia se filiar ao PMDB ou ao PP.

» Segunda opção. Se perder a queda de braço pelo Ministério das Cidades, peemedebis­tas dizem que é nula a hipótese de não indicarem um nome para a Secretaria de Governo, ocupada pelo ministro Antonio Imbassahy, do PSDB.

» Só que... O presidente Temer avisou a interlocut­ores que, se fizer mudanças na Secretaria de Governo, vai colocar alguém de sua relação pessoal.

» Virou alvo. A tucana Maria Helena Guimarães, número dois do Ministério da Educação, entrou na mira dos deputados que defendem o PSDB fora do governo. O chefe dela, Mendonça Filho (DEM), sai até abril para disputa eleitoral.

» Braços dados. As conversas em torno da filiação de Luciano Huck a um partido político para disputar a eleição presidenci­al de 2018 envolvem também o ingresso da mulher dele, a apresentad­ora Angélica. A decisão ainda não foi tomada.

» Tô aqui. O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) usou o Twitter para criticar a ministra Luislinda Valois, que tentou furar o teto salarial para receber R$ 61 mil, e se colocou à disposição de Temer para ocupar a pasta.

» Coxinha versus… As inserções partidária­s do PMDB foram alvo de críticas de peemedebis­tas no grupo de WhatsApp da legenda minutos depois de divulgadas. Os vídeos foram considerad­os elitistas, sem “índios, negros ou gente do povo”.

» ...mortadela. Os deputados se incomodara­m também com o espaço dado a Fátima Pelaes, secretária da Mulher, no programa partidário. Criticam-na por ter destinado recursos para a Casa da Mulher Brasileira, no Maranhão, onde o governador Flávio Dino faz oposição a Michel Temer.

» Assim passa. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, sugeriu a Temer que a reforma da Previdênci­a seja resumida à idade mínima e a medidas que acabem com privilégio­s. Além de preservar o INSS rural.

» Conselho. Em reunião com Temer no início da semana, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, recomendou adiar a troca de ministros para evitar o tema durante a votação da reforma do INSS.

 ?? INSTAGRAM ?? » CLICK. A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), adaptou a frase “a vida necessita de pausas”, do poeta Carlos Drummond de Andrade, e assinou a publicação no Instagram.
INSTAGRAM » CLICK. A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), adaptou a frase “a vida necessita de pausas”, do poeta Carlos Drummond de Andrade, e assinou a publicação no Instagram.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil