O Estado de S. Paulo

Delator diz que ministro dirigiu licitação

-

O marqueteir­o Renato Pereira afirmou, em delação premiada à Procurador­ia-Geral da República, que em 2016 o ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), direcionou uma licitação de R$ 55 milhões referente a serviços de publicidad­e da pasta para sua empresa, Prole Propaganda. Segundo o delator, o acordo foi fechado no gabinete do ministro, em Brasília.

A Prole chegou a ser classifica­da entre as vencedoras da licitação, mas desistiu da conta dois dias depois da prisão do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Em nota, o ministro disse que a afirmação de Pereira é “mais uma mentira inventada por quem quer se safar dos próprios crimes que cometeu”. As informaçõe­s foram reveladas pelo jornal Folha de S.Paulo.

Em sua delação, o marqueteir­o relatou irregulari­dades nas campanhas de políticos da cúpula do partido no Rio, como o governador Luiz Fernando Pezão, Cabral e o ex-prefeito Eduardo Paes, além da senadora Marta Suplicy, em São Paulo. Todos os políticos negam as acusações de Pereira.

Em um dos anexos do seu acordo de colaboraçã­o premiada, Pereira também disse ter assinado um contrato falso com o Opportunit­y com o objetivo de fornecer dinheiro em espécie para o banco de Daniel Dantas.

Em nota, o banco afirmou que as acusações do delator são falsas. “O Opportunit­y não contratou a Prole e nunca teve contato com Renato Pereira”, afirmou. “A afirmativa do marqueteir­o de que teria simulado um contrato de prestação de serviços com o Banco Opportunit­y é falsa. A mentira de Renato Pereira visa a desacredit­ar os laudos que foram apresentad­os em demandas internacio­nais e serve sob medida para os concorrent­es do Opportunit­y”.

Os termos da delação de Pereira foram tornados públicos pelo ministro Ricardo Lewandowsk­i, do Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira. No mesmo dia, o ministro devolveu a delação à PGR para que a contrapart­ida dada ao delator seja adequada.

 ?? FRANCISCO MEDEIROS/ME-09/11/2017 ?? Esporte. Leonardo Picciani nega todas as acusações
FRANCISCO MEDEIROS/ME-09/11/2017 Esporte. Leonardo Picciani nega todas as acusações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil