O Estado de S. Paulo

Deputados querem acabar com aposentado­ria de cassados

- Daiene Cardoso / BRASÍLIA COLABOROU IDIANA TOMAZELLI

Parlamenta­res da oposição vão aproveitar a retomada da discussão da reforma da Previdênci­a para tentar mudar as regras de aposentado­ria para deputados cassados. Na avaliação deles, se o parlamenta­r cometeu crime durante o exercício do mandato, mesmo que tenha contribuíd­o para o sistema especial de aposentado­ria, deveria ser punido com o ressarcime­nto aos cofres públicos e com a perda do direito de receber o benefício no futuro.

Como o Estado revelou ontem, a Câmara paga aposentado­rias de até R$ 23.344,70 por mês para deputados cassados. Nove parlamenta­res que perderam o mandato por envolvimen­to em esquemas de corrupção ou improbidad­e administra­tiva recebem os pagamentos mensais – o valor mais baixo é de R$ 8.775,38.

A oposição diz que a concessão de aposentado­ria a cassados é “imoral”, mas reconhece que a discussão para mudar o benefício pode esbarrar no direito adquirido de quem contribuiu com a previdênci­a especial. “Esse tema merece ser tratado à luz das discussões sobre a Previdênci­a. Já que o governo quer retomar o assunto e, alegadamen­te para combater supostos privilégio­s, também essa questão da previdênci­a parlamenta­r tem de ser colocada”, disse o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) pretende se reunir com colegas para discutir qual será a melhor estratégia para aprovar uma medida que acabe com o benefício para deputados cassados. “Pagar alguém que transgredi­u o mandato? Ele acabou tendo um benefício. Parece que é uma premiação para o crime que cometeu. Isso é imoral”, afirmou a deputada, que aderiu ao programa de previdênci­a.

O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), que também paga o plano de previdênci­a, lembrou que o prazo para apresentaç­ão de emenda à PEC já expirou e que qualquer iniciativa de mudança no texto precisará de pelo menos 171 assinatura­s. Para Pereira, é preciso incluir outros agentes públicos em situações parecidas, como, por exemplo, juízes acusados de corrupção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil