O Estado de S. Paulo

Recuperado de contusão, Varejão quer ajudar o Brasil

Ele foi convocado por Aleksandar Petrovic para os primeiros jogos do Brasil nas Eliminatór­ias para o Mundial

- Marcio Dolzan / RIO

Sem jogar uma partida há nove meses, o ala/pivô Anderson Varejão está ansioso para voltar às quadras. Convocado pelo técnico Aleksandar Petrovic para os dois primeiros jogos do Brasil nas Eliminatór­ias para o Mundial de Basquete, o jogador garante estar 100% fisicament­e e disse que os jogos diante de Chile e Venezuela o ajudarão a saber sua real condição de jogo.

Varejão esteve no Rio ontem e concedeu entrevista na casa da NBA, no Leblon. Hoje, viajará ao Espírito Santo para descansar com a família e, no domingo, se apresenta à seleção com o restante do elenco.

O jogador está motivado. “Quando recebi a notícia (da convocação) fiquei muito feliz, devido à situação que passei nos últimos meses”, afirmou. “Foram as férias em que eu mais treinei, e na medida do possível tentei me manter no ritmo, fazendo dois contra dois, três contra três. Falta ritmo, falta um pouco de jogo, de entender e saber (a real condição).”

Ele garantiu estar 100% fisicament­e, e declarou que pode ajudar a seleção também com questões que não se remetem apenas as quatro linhas da quadra. “Posso trazer muita experiênci­a, experiênci­a de NBA, de Europa, de conhecer os adversário­s, equilíbrio no vestiário”, afirmou Varejão. “Se os mais jovens tiverem dificuldad­e de lidar com algumas situações, posso dar um toque aqui e ali. Já precisei disso quando era mais jovem e sei da importânci­a.”

Sobre os jogos com o Chile dia 24, fora, e Venezuela, no Parque Olímpico da Barra, dia 27, Varejão ressaltou a importânci­a de começar bem nas Eliminatór­ias, que dão vaga ao Mundial da China, em 2019.

“São dois jogos de extrema importânci­a. Não pode ir para o Chile achando que vai enfrentar uma seleção fraca. Tem que respeitar e entender que estamos no início de preparação”, declarou. “A Venezuela obteve bons resultados nos últimos anos e sempre é um time chato de se enfrentar.”

O ala/pivô também se disse feliz por jogar na Arena Carioca 1, que sediou o torneio de basquete nos Jogos do Rio-2016. “Para mim é muito importante, pois infelizmen­te fiquei fora dos Jogos Olímpicos. Vou poder sentir um pouco desse gostinho e reencontra­r o torcedor”, contou. Varejão não disputou os Jogos devido a uma hérnia de disco na lombar.

Na mira do Flamengo, Varejão declarou ter “muito respeito” pelo clube, mas praticamen­te descartou retornar ao Brasil nesta temporada. “No momento estou pensando mesmo na seleção brasileira. Não descarto uma volta ao Brasil no futuro, mas agora a NBA é prioridade.”

Segundo ele, “conversas” com clubes da liga americana têm sido feitas, ainda que até o momento nada de concreto tenha ocorrido. “Tem (surgido) interesse, mas nada definido.”

Apesar de negar que as partidas das Eliminatór­ias possam servir como vitrine, ele reconheceu a importânci­a para o prosseguim­ento da carreira. “Vai me dar mais certeza do que eu quero.”

 ??  ?? Disposição. Varejão retorna bastante motivado à seleção
Disposição. Varejão retorna bastante motivado à seleção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil