O Estado de S. Paulo

Família e morte na aventura de ‘Liga da Justiça’

Muita gente meteu a mão no projeto, mas a unidade vem da tragédia sofrida pelo diretor Zack Snyder

- Luiz Carlos Merten

Era segredo, mas se a ideia é que continuass­e sendo, virou segredo de Polichinel­o. Liga da Justiça abre-se com um recorte velho de jornal esvoaçando no alto de um prédio – Superman morreu. No material promociona­l do longa que estreou na quinta, 16, a par da frase ‘Ninguém salva o mundo sozinho’, há uma imagem do Batman e, ao redor, os quatro super-heróis que ele agrega na trama – Flash, Ciborgue, Aquaman e, claro, Mulher-Maravilha. Um novo pôster já está circulando na rede e tem o Superman. Mas, como, se ele morreu? Alguém aí falou em ressur...? Por via das dúvidas, quem ainda não viu e quer manter o segredo – a Warner agradece –, é bom deixar para ler o texto depois.

A pergunta que não quer calar – Liga da Justiça é bom? É ótimo! Alguns exageram, dizendo que é o melhor filme da DC, mas quem pensa assim não reza na cartilha de Zack Snyder nem aprecia seus dois Superman. Do ponto de vista da indústria, é até um milagre que tenha dado certo. Em maio, ocorreu a tragédia – a filha do diretor, Autumn, matou-se, tirando a família do eixo. Quase na sequência, houve o estouro de Mulher-Maravilha, que cravou Gal Gadot no panteão dos super-heróis (super-heroínas). O estúdio aproveitou para redimensio­nar a participaç­ão da Wonder Woman na Liga. Joss Whedon foi chamado para rodar cenas adicionais. E, se tudo isso já desestabil­izava o projeto, Ben Affleck, tendo abandonado a direção do próximo Batman, permaneceu só como ator, sem poder de decisão. A consequênc­ia é que Liga foi reformatad­o – completame­nte.

O Homem-Morcego pode estar no centro do pôster, mas quem agrega o grupo é a Mulher-Maravilha. D ian a/GalGadott enta, inclusive, aliviara consciênci­a de Bruce Wayne. A mãe, a namorada, o mundo choram a perda imensuráve­l.E aí ocorre oque parece impossível–o retorno d eH enryCavill, numa cena que foge, por completo, ao figurino do cinema de super-heróis. Por surpreende­nte que seja, faz sentido. O crédito final é de Zack Snyder. Se existe um autor de Liga da Justiça, por mais que tenham somado Joss Whedon e o roteirista Chris Terrio, que reescreveu o material, é ele.

Sny de ré o homem das mitologias. Produziu Mulher-Maravilha. Reconta a história das amazonas, conta ada Atlântida. O novo vilão é Lobo da Estepe e ele se alimenta de três fontes de energia, três caixas maternas entregues às amazonas, aos habitantes do fundo domar e aos homens. Apesar dos esforços da liga capenga – sem Superman –, o Lobo adquire poderes cada vez maiores. Só o kriptonian­o pode desequilib­rar essa guerra. Desequilib­rar, justamente. Porque, a despeito de um monte de gente ter-se envolvido na produção, mexendo aqui e ali, a persona que dá unidade ao conjunto é Snyder.

Atrama de Ligada Justiçaéu ma soma de perdas. O pai do Flash está preso, Ciborgue virou um mutante por causa da experiênci­a realizada por seu pai, que não queria perdê-lo, Aquaman foi abandonado pela mãe, ou assim lhe parece, e a Mulher-Maravilha ainda amarga o sofrimento causado pelo sacrifício de S teve Trevor. Toda essa gentes e une par aformar uma espécie de família–aliga. Sempre a família para Snyder. Superman era sobre o pai, Batman Vs. Superman, sobre a mãe. E agora a família que é preciso unir, ou possível reconstitu­ir. Liga é sobre a morte da filha de ZackSnyder.Éo que junta todas as partes desse filme desequilib­rado, meio Frankenste­in, mas, no limite, uma grande aventura. Para quem acha que não, só mais uma dica. Zack surgiu com Madrugada dos Mortos, na vertente crítica de George A. Romero, sobre o ataque de mortos-vivos a um shopping (a América ). Agora, outro morto, ressuscita­do, vem salvar o mundo. Como pai, só na ficção Snyder pode conseguir isso.

 ?? WARNER BROS.-DC ENTERTAINM­ENT ?? União. Mulher-Maravilha agrega o grupo, formado ainda por Ciborgue, Batman, Flash e Aquaman
WARNER BROS.-DC ENTERTAINM­ENT União. Mulher-Maravilha agrega o grupo, formado ainda por Ciborgue, Batman, Flash e Aquaman

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil