O Estado de S. Paulo

Histórias ao ar livre

Projeto que transforma parques de São Paulo em espaços de leitura conquista o público infantil

-

Pergunte a qualquer criança em qual lugar ela prefere ler: dentro de uma biblioteca, onde está sujeita a uma série de regras, ou em um parque, em que pode brincar na grama, pular e fazer festa entre uma história e outra? Colocada dessa maneira, a comparação parece desleal, mas são justamente as vantagens que só podem ser encontrada­s em uma área verde que vêm fazendo do público infantil presença constante nos “Bosques de Leitura”.

“Na biblioteca, você não pode falar, fazer barulho, comer. Já os bosques dão liberdade para a criança e ela acaba se sentindo bem mais à vontade”, explica Nilce Ferreira da Silva, responsáve­l pelo projeto desenvolvi­do pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Criado em 1983, o programa conta atualmente com espaços de leitura instalados em 13 parques da cidade, onde são disponibil­izados livros para todas as idades. O público infantil, entretanto, representa mais de um terço dos frequentad­ores. Entre julho e outubro deste ano, cerca de 15,5 mil pessoas passaram pelos bosques, sendo que 5,8 mil eram crianças, conforme dados da Coordenado­ria do Sistema Municipal de Biblioteca­s.

“Conheço famílias que só vão aos parques com a finalidade de levar os filhos para ler. Também existem casos daqueles que visitam o parque por algum outro motivo, mas a criança acaba descobrind­o o bosque e não quer mais sair do local”, conta Nilce.

Além de incentivar a leitura, o projeto promove atividades culturais voltadas para os pequenos, como apresentaç­ões circenses, de teatro, dança e contação de histórias. Em todos os domingos de novembro, por exemplo, serão encenados peças infantis no Bosque da Leitura do Parque do Ibirapuera, a partir das 11h.

“Como essas atrações chamam a atenção, é uma forma de atrair ainda mais crianças para o espaço. Muitas delas acabam se rendendo à leitura antes ou depois do espetáculo”, afirma.

 ??  ?? Apresentaç­ão infantil no Bosque da Leitura
Apresentaç­ão infantil no Bosque da Leitura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil