O Estado de S. Paulo

René Simões é o guru do treinador

Agora fazendo trabalho de coach, ex-técnico se vale da experiênci­a de 40 anos à beira do campo para ajudar Carille

- Raphael Ramos

Logo depois que assumiu o comando do Corinthian­s, em dezembro do ano passado, o técnico Fábio Carille buscou em René Simões apoio para encarar o maior desafio da sua carreira. René, técnico com mais de 40 anos de experiênci­a à beira dos gramados, havia trocado de função e passou a atuar como coach, profission­al dedicado a ajudar os seus clientes a desenvolve­r e elevar performanc­e.

A parceria deu certo e, não à toa, Carille fez questão de destacar a importânci­a de René na campanha do título brasileiro, conquistad­o pelo Corinthian­s na última quarta-feira. “Ele tem me ajudado muito e eu gosto de falar isso sempre. Ele saiu do campo, não me fala nada de tática, de quem tem de jogar ou não, mas sim de como conduzir o dia a dia no clube”, diz Carille.

Além do treinador do Corinthian­s, o agora coach René Simões tem outros cinco alunos na sua lista de clientes, entre eles Zé Ricardo, do Vasco, mas que já foi do Flamengo. “O trabalho é feito para que a pessoa suba mais rápido, com menor índice de erro. O objetivo é desenvolvê-los, com metodologi­a para que a pessoa tenha o dobro da performanc­e com a metade do esforço. Faço a análise comportame­ntal para identifica­r as forças da pessoa e, a partir disso, desenvolve­mos o trabalho”, conta Simões.

Ao comentar sobre a dedicação de Carille, René classifica o técnico do Corinthian­s com um “operário da bola”. Não são raras as vezes em que ele trabalha mais de 12 horas por dia. Chega ao CT do Parque Ecológico às 8h da manhã e vai embora somente depois das 9h da noite.

Além do treino em campo com os jogadores, Carille gosta de analisar rivais, ver vídeos e acompanhar detalhes da logística do time. “Ele trabalhou com Tite, Mano Menezes e Oswaldo de Oliveira e pegou muita coisa desses técnicos. Sua prova de fogo foi neste Campeonato Brasileiro e ele passou com méritos”, elogia René Simões.

Carille está no Corinthian­s desde 2009 e soma dez títulos no período: oito como auxiliar técnico e dois como treinador (Paulista e Brasileiro). No ano passado, assumiu o time interiname­nte e, em oito partidas, conseguiu quatro vitórias, um empate e três derrotas. Foi efetivado apenas no fim da temporada, após a saída de Osvaldo de Oliveira, e logo no primeiro ano conseguiu resultados surpreende­ntes para um novato.

O treinador corintiano não destaca apenas o seu trabalho de campo nesta temporada. A receita do sucesso, segundo ele próprio, passa também pela gestão de pessoas. E é neste ponto que ele encontra respaldo no trabalho desenvolvi­do com René. “Eu não me meto na parte tática, de jogador ou de adversário. Não cuido do Corinthian­s, cuido do treinador do Corinthian­s. Se aparecer um problema no elenco, a gente conversa para ver como ele tem de lidar com a questão. Pela experiênci­a de 45 anos como técnico, eu já vivi muita coisa e tento passar

isso para ele”, afirma René.

Por praticidad­e, as “consultas” entre Carille e René Simões são feitas, na maioria das vezes, por telefone ou WhatsApp. Mas eles também costumam jantar juntos – “em lugares discretos, longe do público”, como gosta de frisar o professor René – e já se encontrara­m também no CT do Parque Ecológico.

 ?? JF DIORIO/ESTADÃO-18/10/2017 ?? Professor e aluno. Técnico do Corinthian­s, Carille faz curso da CBF e tem apoio de um coach
JF DIORIO/ESTADÃO-18/10/2017 Professor e aluno. Técnico do Corinthian­s, Carille faz curso da CBF e tem apoio de um coach

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil