O Estado de S. Paulo

Das bolsas aos vestidos do Oscar

-

Entre os estilistas famosos que estiveram à frente da maison, ninguém foi mais fundamenta­l e popular do que o norte-americano Marc Jacobs, que esteve no comando criativo da marca de 1997 a 2013. Foi ele que criou a primeira coleção de roupas da marca, que até então vendia apenas acessórios.

Nessa montagem em Nova York, estão as linhas de bolsas criadas por Jacobs em parceria com artistas contemporâ­neos, como a japonesa Yayoi Kusama. Há ainda uma sala inteira dedicada aos Estados Unidos, com alguns dos vestidos mais icônicos da Louis Vuitton. A cenografia conta com paredes ilustradas com a famosa estampa de grafite, criada pelo estilista Stephen Sprouse para a grife, em 2001. Nela, os vestidos de enfermeira da coleção de primavera/verão 2008, desenvolvi­dos por Jacobs em parceria com o pintor Richard Prince, aparecem ao lado das criações de Nicolas Ghesquière, atual estilista da marca.

Estão à mostra o longuete amarelo usado por Alicia Vikander no Oscar do ano passado, no qual foi a vencedora da estatueta de melhor atriz coadjuvant­e, e o longo branco de Emma Stone na première londrina do filme A Guerra dos Sexos, que marcou seu début como embaixador­a da Louis Vuitton.

Peças com inspiração futurista, uma das caracterís­ticas marcantes de Ghesquière, também estão representa­das, com o modelo metalizado que a atriz Ruth Negga usou no Globo de Ouro deste ano.

A grande novidade da grife, uma linha nova linha de bolsas inspirada em grandes obras da pintura mundial, lançada em parceria com Jeff Koons, encerra a jornada da exposição. Entre elas, há bolsas com imagem da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e de Campo de Trigo com Corvos, de Van Gogh.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil