O Estado de S. Paulo

VW mostra o sedã do Polo, que estreia nas lojas em 2018

Modelo de 4,48 metros e porta-malas espaçoso (521 litros) vem para concorrer com carros como Honda City e Chevrolet Cobalt

- Hairton Ponciano

A Volkswagen revelou na quinta-feira o Virtus, sedã derivado do Polo. O modelo, que chega ao mercado em janeiro, tem linhas iguais às do hatch da dianteira até a coluna central. A partir da metade, o modelo cresceu 42,5 cm, para acomodar não apenas o volumoso porta-malas (521 litros) como também os ocupantes do banco traseiro com mais conforto.

O sedã tem 4,48 m de compriment­o e 2,65 m de distância entre os eixos (8,5 cm a mais que o Polo). Diferentem­ente do hatch com o qual compartilh­a a plataforma MQB-A0, porém, a novidade não terá o motor 1.0 MPI aspirado. As duas unidades expostas à imprensa, na apresentaç­ão mundial do carro, em São Paulo, foram da versão topo de linha, Highline, com propulsor 200 TSI, 1.0 turbo, de 128 cv. A montadora não informou as demais opções de motorizaçã­o.

O Virtus tem portas traseiras maiores que as do Polo, e também oferece saídas de ar e entrada USB para o banco de trás.

A exemplo do Polo, o Virtus será feito em São Bernardo do Campo (SP), e vem para competir com diversos sedãs, numa gama que vai do Chevrolet Prisma ao Honda City, passando por Chevrolet Cobalt e até o novo Fiat Cronos, derivado do Argo, que também deve estrear no primeiro trimestre de 2018.

Será uma estratégia semelhante à do Polo, que compete tanto com o Chevrolet Onix e Hyundai HB20, no “andar inferior”, quanto com Ford Fiesta e Fiat Argo. Embora a VW não tenha dado pistas sobre preços, é provável que o Virtus custe entre R$ 57 mil e R$ 78 mil.

Visto de lateral e de traseira, o sedã lembra levemente o estilo dos Audi A3 Sedan e A4 – nesse caso, por causa das lanternas, que invadem a lateral. A traseira faz uma curva suave, que começa no teto e termina na tampa do porta-malas.

Como no Polo, o acabamento é simples, tanto no revestimen­to interno da cabine (com muito plástico duro) quanto no porta-malas. Embora haja revestimen­to até na tampa (ao menos na versão Highline), o acabamento de carpete em torno da área onde entra o suporte da tampa é malfeito.

A versão de topo, porém, oferece a mesma central multimídia do hatch, além do quadro de instrument­os virtual.

Manual. Uma das novidades do sedã é o “manual cognitivo”. Segundo a montadora, ele emprega inteligênc­ia artificial da IBM, batizada de Watson. Trata-se de um aplicativo capaz de auxiliar o motorista em questões relacionad­as ao funcioname­nto do carro e na solução de problemas, por meio de mensagem escrita e sonora.

 ?? VOLKSWAGEN ??
VOLKSWAGEN
 ?? FOTOS: VOLKSWAGEN ??
FOTOS: VOLKSWAGEN
 ??  ?? Traseira. Lanternas são inspiradas nas do sedã Audi A4
Traseira. Lanternas são inspiradas nas do sedã Audi A4
 ??  ?? ‘Meio Polo’. Até a coluna central, sedã é igual ao hatch. Depois, cresce 42,5 cm
‘Meio Polo’. Até a coluna central, sedã é igual ao hatch. Depois, cresce 42,5 cm

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil