O Estado de S. Paulo

‘Trata-se de uma mudança cultural que leva tempo para ocorrer’

Empreended­or afirma que esse tipo de admissão é tendência mundial, mas no País o movimento segue de forma lenta

-

Como surgiu a ideia de criar a plataforma?

Aos 80 anos, minha avó Keila trabalhava como secretária e tradutora em uma empresa do outro lado da cidade. Além disso, fazia trabalho voluntário e ajudava a família. Um dia, indo para o trabalho, sofreu uma queda e um desmaio, por esse motivo parou de trabalhar. Depois disso, sua saúde física e mental declinaram rapidament­e, até ela falecer. Foi por isso que abracei a causa da longevidad­e e criei o negócio.

Como vê o mercado de trabalho para esse público?

Promissor, porém ainda é um grande desafio. É uma tendência mundial, mas no Brasil o movimento de empresas buscando incluir (tanto contratar quanto manter e atualizar) os profission­ais 50+ segue de forma lenta. Entretanto, algumas já começam a pensar nisso e a testar o mix de gerações, colhendo bons frutos com essa atitude.

As empresas estão dispostas a abrir vagas para esse público?

Estão dispostas, mas não priorizam essa ação. Acho que elas deveriam dar mais importânci­a a este público e entender o quanto os profission­ais maduros podem contribuir.

• Está ocorrendo mudança na mentalidad­e dos empregador­es?

Em alguns sim, mas no geral ainda é cedo para falar de mudança de mentalidad­e. Com a questão da reforma da previdênci­a, o envelhecim­ento da população por conta da maior expectativ­a de vida dos brasileiro­s, algumas empresas começam a olhar o assunto de outra forma. Outras companhias que já tiveram problemas com funcionári­os muitos jovens e pouco comprometi­dos com o trabalho também começam a buscar os mais maduros. Trata-se de uma mudança cultural que leva tempo para ocorrer.

Como tem sido o cresciment­o da demanda?

Atualmente, a maioria das companhias que contratam são pequenas e médias, no entanto, várias empresas grandes também estão nos procurando para saber mais a respeito do assunto.

Quantas contrataçõ­es já ocorreram a partir da plataforma?

Cerca de 250 contrataçõ­es. Ao mesmo tempo, também ajudamos milhares de pessoas a buscar um novo posto de trabalho por meio da publicação de conteúdos como artigos, palestras, realização de eventos e cursos, que tratam não só de carreira e atualizaçã­o tecnológic­a, mas também de autoconhec­imento, empreended­orismo e economia compartilh­ada.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil