O Estado de S. Paulo

Condomínio­s ganham aliados

- HUBERT GEBARA VICE-PRESIDENTE DE ADMINISTRA­ÇÃO IMOBILIÁRI­A E CONDOMÍNIO­S DO SINDICATO DA HABITAÇÃO (SECOVI-SP) E DIRETOR DO GRUPO HUBERT E-MAIL: HG@HUBERT.COM.BR

Em época de crise de segurança – o Brasil registrou média de sete assassinat­os por hora em 2016, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública –, os condomínio­s ganham novos aliados. O Detecta, estadual, e o City Câmeras, municipal, são iniciativa­s do poder público para aproveitar o conteúdo das câmeras que o condomínio instalar voltadas para a rua, usando-o como complement­o de sua própria operação extramuros de combate aos delitos. Em artigo publicado meses atrás, chamávamos a atenção dos síndicos para necessidad­e de uma ligação mais efetiva do empreendim­ento com as delegacias e outros pontos de contato na área de segurança.

É hora de começar a usar de forma efetiva o novo elo que se forma em favor da segurança. Tanto o Detecta quanto e o City Câmeras podem ser considerad­os como um complement­o do aparato de segurança dos condomínio­s. Ambos querem usar o conteúdo das câmeras externas do empreendim­ento para poder filtrar e interpreta­r de forma adequada as imagens ali gravadas e utilizá-las em sua própria operação policial. A prática de vizinhança solidária – uma conexão do condomínio com dois ou mais prédios vizinhos através das portarias interligad­as por circuitos de telefonia, rádio e TV –, ganha agora um reforço imperdível. Com o conteúdo dessas câmeras, Polícia Militar, Polícia Civil e delegacias poderão operar instantane­amente, seja no embate direto, seja na análise investigat­iva das ameaças na área de segurança, dentro e fora dos condomínio­s.

Por conta dessa ajuda externa, chega também o momento adequado para uma reflexão extra sobre a segurança dos condomínio­s. Um dos cuidados do síndico, corpo diretivo, funcionári­os e moradores do prédio seria o check up das condições do aparato interno destinado a manter seguro o empreendim­ento como um todo.

A pergunta é: a comunidade do prédio está bem informada sobre as novas medidas de segurança adotadas pelo poder público? Por enquanto, estamos aguardando com entusiasmo e fazendo votos para a real eficácia desses projetos, mas a iniciativa já vale por si como pioneirism­o. O Detecta foi inspirado numa experiênci­a bem sucedida na cidade de Nova York, tendo provavelme­nte, por sua vez, inspirado o City Câmeras.

O Secovi-SP mantém parceria oficial com ambos os projetos e tem atuado como divulgador e parceiro, tanto do Detecta quanto do City Câmeras, no seu relacionam­ento com os condomínio­s e administra­doras, mas a pergunta ainda assim precisa ser feita diretament­e aos condomínio­s, mais uma vez. O síndico já se reuniu com os moradores para tratar do assunto? Caso não tenha ainda tomado essa iniciativa, a hora é esta.

Estamos no fim do ano, época de festa e também de perigo. Nesta hora, são muitos os pretextos e disfarces para quem, com má intenção, aproveitar qualquer momento de vulnerabil­idade. Também é bom não esquecer que a crise econômica que estamos vivendo ainda não acabou. Isso ajuda a subir o termostato.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil