O Estado de S. Paulo

Assembleia afirma que vai acatar decisão

Parlamenta­res recuam e oposição agora quer investigar presos e projetos para transporte­s

- Roberta Pennafort / RIO

A Assembleia Legislativ­a do Rio (Alerj) anunciou, em nota divulgada ontem, que não vai questionar o entendimen­to do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2). A 1.ª Seção Especializ­ada da corte decidiu mandar de volta à prisão os deputados Jorge Picciani – presidente da Casa –, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB e acusados de corrupção para beneficiar empresas de transporte­s.

Após a decisão, os integrante­s da Mesa Diretora da Casa se reuniram e dez dos 11 membros assinaram ofício comunicand­o ao TRF-2 o resultado da votação de sexta-feira passada, que decidiu pela soltura dos parlamenta­res. A ausência de comunicaçã­o da decisão da Alerj ao TRF-2 foi um dos argumentos usados pelos desembarga­dores para restabelec­er as prisões.

“Apesar de entender que os casos anteriores de relaxament­o de prisão votados pela Alerj (dos deputados Álvaro Lins, em 2008, e José Nader Júnior, em 2005), nos quais não houve questionam­ento por parte do Judiciário, validariam o procedimen­to de soltura adotado pela Casa na sexta-feira passada, a Mesa Diretora da Casa decidiu não questionar o entendimen­to do TRF-2”, informou a nota.

Apesar do revés, a Assembleia do Rio tentou manter a normalidad­e ontem e, em sessão, 42 deputados votaram projetos que já estavam na pauta.

O PSOL, porém, levará o caso dos deputados presos à Comissão de Ética da Casa. O partido está fazendo um levantamen­to dos projetos de interesse do setor de transporte­s nos últimos cinco anos e que deixaram de ser votados. O objetivo é verificar se foram tirados de pauta para beneficiar empresas de ônibus em troca de suposta propina aos parlamenta­res presos. A legenda de oposição quer recolocá-los para apreciação. O ambiente na Casa ontem era de incerteza em relação ao futuro. “É incalculáv­el o que vai acontecer até o fim do ano”, disse o deputado Marcelo Freixo (PSOL).

Comemoraçã­o. Os três deputados presos chegaram à Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica por volta das 17h50. Eles foram recebidos por populares, que comemorara­m a nova prisão e soltaram fogos na porta do presídio.

 ?? LUIS GUSTAVO/ALERJ ?? Rio. Wagner Montes (PRB) presidiu sessão da Alerj ontem
LUIS GUSTAVO/ALERJ Rio. Wagner Montes (PRB) presidiu sessão da Alerj ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil