O Estado de S. Paulo

Caso Aécio deu origem à discussão

-

Primeira Turma do STF

No dia 26 de setembro, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por três votos a dois, afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do cargo e lhe impor outras medidas cautelares, como o recolhimen­to noturno. A decisão atendeu a requerimen­to da Procurador­ia-Geral da República no âmbito do inquérito em que o tucano foi denunciado por corrupção passiva e obstrução da Justiça. A investigaç­ão tem como base as delações premiadas de executivos do Grupo J&F. Votaram pelo afastament­o de Aécio os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Foram vencidos os ministros Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello.

Plenário da Corte

O plenário do STF decidiu, em 11 de outubro, que é do Congresso a decisão final sobre medidas cautelares contra parlamenta­res. A decisão foi apertada – seis a cinco – após confuso voto de minerva da presidente da Corte, Cármen Lúcia. Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Celso de Mello votaram pelo afastament­o sem autorizaçã­o do Legislativ­o. Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowsk­i, Gilmar Mendes e Marco Aurélio, além de Cármen, votaram pela necessidad­e de aval.

Casas Legislativ­as

Em 17 de outubro, o Senado derrubou as medidas cautelares impostas a Aécio. A partir daí, Casas Legislativ­as passaram a usar a jurisprudê­ncia para derrubar decisões contra deputados estaduais e até um vereador. No dia 20, a Assembleia do Rio Grande do Norte devolveu mandato a Ricardo Motta (PSB). No dia seguinte, a Câmara Municipal de Natal restabelec­eu mandato de Ranieri Barbosa (PDT). Em 2 de novembro, a Assembleia de Mato Grosso tirou Gilmar Fabris (PSD) da prisão e lhe devolveu o mandato. No dia 16, a Assembleia do Rio revogou prisão de Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO–17/10/2017 ??
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO–17/10/2017
 ?? ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL ??
ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
 ?? JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO ??
JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil