O Estado de S. Paulo

Líderes africanos pediram saída de ditador

- JOHANNESBU­RGO

Os principais líderes africanos estavam constrangi­dos com a presença de Robert Mugabe em reuniões de cúpula regionais. De acordo com documentos da polícia secreta do Zimbábue, aos quais a Reuters teve acesso, eles pressionav­am o ditador zimbabuano a renunciar muito antes de o Exército entrar em cena.

“Os membros da Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral (SADC, na sigla em inglês) querem que Mugabe se aposente. Ele é considerad­o uma vergonha para o continente africano”, diz o relatório da Central Intelligen­ce Organizati­on (CIO), a polícia secreta do Zimbábue, durante anos a principal ferramenta da repressão de Mugabe a opositores.

Momento de silêncio. Ontem, os congressis­tas se reuniram no Centro Internacio­nal de Conferênci­as de Harare para debater e votar a destituiçã­o de Mugabe. O local foi escolhido a dedo para acomodar as duas Casas do Parlamento. Um a um, os parlamenta­res iam discursand­o, todos denunciand­o o ditador e defendendo o impeachmen­t.

De repente, o presidente do Parlamento, Jacob Mudenda, interrompe­u a sessão extraordin­ária sem dar nenhuma justificat­iva. Sem entender o que estava acontecend­o, os congressis­tas fizeram então um silêncio sepulcral, temendo alguma reviravolt­a no caso.

Quando Mudenda anunciou a renúncia, o plenário improvisad­o virou um pandemônio, com deputados e senadores se abraçando e comemorand­o a queda do ditador. Imediatame­nte, as ruas de Harare foram tomadas por uma multidão com instrument­os musicais e carreatas barulhenta­s para celebrar o fim do regime.

Ontem, após reunião de líderes da SADC, os presidente­s da África do Sul, Jacob Zuma, e de Angola, João Lourenço, anunciaram que viajarão hoje para o Zimbábue. De todos os líderes africanos, Zuma é o mais preocupado com a crise, que pode respingar em seu governo. Líderes do Congresso Nacional Africano (CNA), partido governista da África do Sul, pediram ontem mudanças no país. “Precisamos fazer uma correção de rumo, como fez o Zimbábue”, disse Jackson Mthembu, deputado do CNA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil