O Estado de S. Paulo

Trump encerra programa de asilo para quase 60 mil haitianos

Fim do status de imigrante temporário vai obrigar haitianos a deixar os EUA até julho de 2019

-

O governo de Donald Trump vai encerrar um programa humanitári­o que permitiu que 59 mil haitianos vivessem e trabalhass­em nos EUA desde que um terremoto destruiu o Haiti, em 2010. O Departamen­to de Segurança Interna americano confirmou que os haitianos com o status temporário deverão deixar os Estados Unidos até julho de 2019 ou enfrentar a deportação.

“Desde o terremoto de 2010, o número de pessoas desabrigad­as no Haiti caiu 97%. Passos significat­ivos foram tomados para melhorar a estabilida­de e qualidade de vida dos cidadão haitianos, e o Haiti está apto a receber os cidadão que retornarem”, afirmou Elaine Duke, secretária interina do Departamen­to de Segurança Interna.

A decisão causou consternaç­ão imediata entre as comunidade­s haitianas dos EUA. “Recebi um choque”, disse ao New York Times Gerald Michaud, de 45 anos, um haitiano que mora no Brooklyn. Ele trabalha no aeroporto de La Guardia e envia dinheiro para parentes no Haiti. Ele disse que temia por seu bem-estar e segurança no Haiti agora que sua permissão estava terminando.

Na Flórida, lar de 500 mil haitianos, metade do total que imigrou para os EUA, a comunidade se prepara para fazer um protesto hoje, em frente à residência de Mar-ALago, onde Trump costuma se hospedar. Cerca de 320 mil pessoas se beneficiam do programa, assinado pela primeira vez pelo presidente George Bush, em 1990.

 ?? EDUARDO MUNOZ/REUTERS ?? Expulsão. Imigrantes haitianos e partidário­s protestam
EDUARDO MUNOZ/REUTERS Expulsão. Imigrantes haitianos e partidário­s protestam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil