O Estado de S. Paulo

Sorteio da Copa vai ter Maradona, Cafu e Banks

Fifa divulgou ontem sete dos oito ex-jogadores que vão participar da cerimônia no Kremlin no dia 1º de dezembro

- ZURIQUE

A Fifa anunciou oficialmen­te ontem sete de oito nomes de peso da história do futebol que participaç­ão como assistente­s do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018, no próximo dia 1.º de dezembro, em Moscou. Um deles será o ex-lateral Cafu, duas vezes campeão mundial pelo Brasil, em 1994 e 2002, a última delas como capitão do pentacampe­onato. Maradona, vencedor e grande nome do Mundial de 1986 pela Argentina, também foi confirmado na cerimônia da entidade da qual hoje e embaixador.

Laurent Blanc, campeão do mundo pela França em 1998, e Fabio Cannavaro, capitão da Itália que levantou o troféu do Mundial de 2006, serão outros dois ex-jogadores que atuarão como assistente­s no sorteio.

O ex-goleiro Gordon Banks, que fez parte da seleção inglesa vencedora da Copa de 1966 e foi o autor da épica defesa após uma cabeçada de Pelé no jogo no qual o Brasil eliminou os ingleses do Mundial de 1970, também foi confirmado como participan­te do evento nesta condição de auxiliar.

O mesmo vale para Diego Forlán, eleito pela Fifa o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, apesar de o Uruguai ter encerrado a competição realizada na África do Sul em quarto lugar.

Um dos grandes líderes da Espanha que conquistou aquele Mundial, o ex-zagueiro Carles Puyol foi também confirmado como assistente do sorteio da Copa da Rússia.

Desta forma, Cafu, Maradona, Blanc, Cannavaro, Banks, Forlán e Puyol se juntarão ao russo Nikita Simonyan, de 91 anos, que foi campeão olímpico pela extinta União Soviética em 1956 e depois defendeu a nação na Copa do Mundo de 1958, vencida pelo Brasil.

Considerad­o uma lenda do futebol do seu país, Simonyan foi o primeiro a ser confirmado pela Fifa como auxiliar do sorteio, na última sexta-feira.

Mestre de cerimônia. Este time de astros de peso da história do futebol será conduzido no grande evento que ocorrerá em cerimônia no Kremlin, sede do governo russo, pelo ex-jogador da seleção inglesa Gary Lineker, também confirmado na sexta-feira como comandante do sorteio ao lado da jornalista russa Maria Komandnaya.

Único jogador a ter disputado três finais seguidas de Copa do Mundo – foi também vicecampeã­o pelo Brasil em 1998 –, Cafu esteve presente em quatro Mundiais pela seleção, sendo o último deles em 2006, quando o time, então treinado por Carlos Alberto Parreira, não passou das quartas de final, sendo eliminado pela França.

O ex-jogador também atuou como um dos assistente­s do sorteio da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Ao falar sobre o assunto, Cafu comemorou o fato de ter sido novamente escolhido para participar deste grande evento. “O sorteio é o momento quando todo o planeta se une em entusiasmo e expectativ­a, então isso me faz feliz por fazer parte dele mais uma vez’’, afirmou o ex-lateral, em declaraçõe­s reproduzid­as pela Fifa. “Tive sorte de vir à Rússia várias vezes ao longo deste ciclo da Copa do Mundo e tenho certeza de que o país vai entregar outro evento fantástico em Moscou’’, completou.

Árbitro de vídeo Os 36 árbitros selecionad­os para apitar na Copa do Mundo vão fazer o curso sobre o VAR (Árbitro de Vídeo), de 25 a 29 de novembro. Não está definido se o recurso será utilizado na Rússia.

 ?? EDDIE KEOGH/REUTERS-23/10/2017 ??
EDDIE KEOGH/REUTERS-23/10/2017
 ?? HAMAD I MOHAMMED/REUTERS-11/5/2017 ?? 2. 1. Maradona será a figura de maior expressão no sorteio.
2. Cafu vai participar da cerimônia pela 2ª vez seguida. 3. Banks vai representa­r a Inglaterra
HAMAD I MOHAMMED/REUTERS-11/5/2017 2. 1. Maradona será a figura de maior expressão no sorteio. 2. Cafu vai participar da cerimônia pela 2ª vez seguida. 3. Banks vai representa­r a Inglaterra
 ?? CARL RECINE/REUTERS-4/3/2017 ?? 3.
CARL RECINE/REUTERS-4/3/2017 3.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil