O Estado de S. Paulo

Uber revela vazamento de dados de 57 milhões de usuários

Ataque ao app ocorreu em 2016, mas só foi informado ontem; hackers teriam recebido US$ 100 mil da empresa

-

O presidente executivo do Uber, Dara Khosrowsha­si, revelou ontem que dados de 57 milhões de usuários em todo o mundo foram pirateados no ano passado. Neste total de pessoas afetadas estão incluídos 600 mil motoristas, cujos nomes e dados de habilitaçã­o foram comprometi­dos.

Khosrowsha­si admitiu que é questionáv­el a decisão da empresa divulgar o caso somente um ano depois do ocorrido. “Ainda que não tenhamos evidências de fraude e uso indevido das informaçõe­s no incidente, estamos monitorand­o as contas afetadas”, disse ele, em comunicado.

Trata-se de mais um golpe na reputação do aplicativo. Desde o ano passado, a empresa enfrentou denúncias sobre assédio moral em seu ambiente de trabalho e sobre a utilização de práticas anticompet­itivas. Diante dessas crises, o fundador Travis Kalanick deixou a presidênci­a da companhia.

Com base em uma investigaç­ão externa, o executivo-chefe do Uber afirmou que as informaçõe­s sobre trajetos realizados pelos usuários, números de cartão de crédito, dados de contas bancárias e datas de nascimento não foram roubadas pelos hackers.

Khosrowsha­si, que está à frente da empresa somente desde agosto deste ano, disse que foi informado apenas “recentemen­te” sobre o incidente e que pessoas alheias à companhia seriam responsáve­is pelo problema. Ele destacou, porém, que o vazamento “não alcançou os sistemas nem a infraestru­tura” do Uber.

O executivo informou ainda que dois membros da equipe de segurança do Uber que comandaram a resposta ao problema, mas não alertaram os usuários do aplicativo sobre a violação de dados, foram demitidos do app de transporte.

Pagamento. Segundo a agência de notícias Bloomberg, o Uber pagou US$ 100 mil aos piratas, que destruíram as informaçõe­s que conseguira­m coletar, sem divulgar os dados dos condutores e clientes do app.

“No momento do incidente, tomamos medidas imediatas para proteger as informaçõe­s e colocar fim ao acesso não autorizado. Obtivemos garantias que os dados copiados seriam destruídos”, explicou Khosrowsha­hi.

 ?? SETH WENIG,/AP-15/3/2017 ?? Reputação. Uber mudou de comando após crise de gestão
SETH WENIG,/AP-15/3/2017 Reputação. Uber mudou de comando após crise de gestão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil