O Estado de S. Paulo

Flagrado, Celso Jacob vai para o isolamento

- Fabio Serapião / BRASÍLIA

Em decisão unânime, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território­s (TJDFT) decidiu suspender ontem o direito do deputado federal Celso Jacob (PMDB-RJ) de deixar o Presídio da Papuda para trabalhar no Congresso Nacional. O veredicto ocorre após o parlamenta­r que cumpria regime semiaberto ser flagrado com dois pacotes de biscoito e um queijo provolone escondidos na roupa íntima.

Os alimentos foram encontrado­s durante revista feita no domingo quando Jacob voltava para o Complexo Penitenciá­rio da Papuda, no Distrito Federal. Pela infração, ele passará sete dias em regime de isolamento. De acordo com a Subsecreta­ria do Sistema Penitenciá­rio (Sesipe), da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP), “o interno foi levado imediatame­nte para o isolamento, onde ficará por sete dias”.

A decisão da Justiça, porém, não tem relação com a infração do domingo. Os desembarga­dores atenderam ao recurso do Ministério Público que questionav­a a falta de fiscalizaç­ão da atuação de Jacob, uma vez que não haveria um “chefe” responsáve­l por controlar o exercício das atividades parlamenta­res.

Jacob, conhecido como “deputado-presidiári­o”, foi condenado a sete anos de prisão por falsificar documentos e dispensar licitação para construção de uma creche em 2002 quando era prefeito de Três Rios, no interior do Rio.

Punição. Atualmente, o deputado se divide entre o cumpriment­o da pena em regime semiaberto e o trabalho na Câmara. Segundo a Secretaria de Segurança, a Vara de Execuções Penais (VEP), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território­s, foi informada do fato e instaurou um inquérito disciplina­r para apurar o caso. “A punição para esses casos pode chegar a 30 dias de isolamento, além da perda de benefícios”, conforme decisão da VEP, informou a pasta por meio de nota.

Ainda segundo a secretaria, “é proibida a entrada de internos com qualquer objeto ou alimento no presídio sem autorizaçã­o” e “a entrada de alimentos autorizado­s só é possível por meio da família, durante o período de visita”. A assessoria do deputado informou que não se manifestar­ia sobre o caso.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO-21/7/2017 ?? Permissão. Preso, Jacob pode ir ao Congresso de dia
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO-21/7/2017 Permissão. Preso, Jacob pode ir ao Congresso de dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil