O Estado de S. Paulo

Dias de desespero

-

15 de novembro O desapareci­mento

Às 7h30, a Marinha argentina perde contato com o ARA San Juan, submarino que levava 44 tripulante­s.

16 de novembro A notícia

À noite, começam a aparecer as primeiras notícias, ainda desencontr­adas, sobre o desapareci­mento do submarino no Atlântico.

17 de novembro As buscas

Marinha finalmente reconhece que perdeu contato com embarcação e deu início a uma operação de resgate.

18 de novembro Problema de comunicaçã­o

Enrique Balbi, porta-voz da Marinha, tenta tranquiliz­ar o país e diz que sumiço do submarino poderia ser um “problema de comunicaçã­o”, que a embarcação poderia estar na superfície. À noite, o Ministério da Defesa diz que detectou sete chamadas via satélite, vindas do submarino, que não conseguira­m ser completada­s.

19 de novembro A situação se agrava

Temendo o pior, a Marinha prepara um minissubma­rino de resgate e despacha dois navios de pesquisa para o local. Governo diz não ter certeza de que as sete chamadas de satélite vieram do submarino.

20 de novembro Ruídos

Balbi diz que técnicos da Marinha detectaram “ruídos” no Atlântico, a 360 km da Península Valdés. Ele tenta amenizar a gravidade do problema e garante que a “avaria não estaria necessaria­mente ligada ao desapareci­mento do submarino”. Aviões de cinco países se juntam às buscas.

21 de novembro Novos sinais

Parte uma missão dos EUA com robôs subaquátic­os. Número de países envolvidos na operação de resgate sobe para 12. Marinha informa que não recebeu sinais de alarme e não registrou uso de sinalizado­res ou balsas salva-vidas. À noite, novos sinais captados ampliam a área de busca

22 de novembro Frustração

Marinha descarta todas as pistas surgidas recentemen­te e diz não ter nenhum rastro do submarino. Balbi reconhece que resgate entrou em uma “fase crítica”, que oxigênio do San Juan estaria no fim. À noite, ele disse que foi registrada uma “anomalia hidroacúst­ica” no local, que poderia ser uma explosão.

Ontem Explosão

Marinha confirma que ruído captado foi uma explosão. Notícia tira praticamen­te toda a esperança de parentes e amigos dos marinheiro­s, que agora aguardam um milagre com relação aos sobreviven­tes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil