O Estado de S. Paulo

Bancos devem normalizar pagamento a lojistas hoje

- Aline Bronzati

Depois de atrasos nos pagamentos a lojistas na semana passada em meio à implementa­ção de uma nova regra do Banco Central, os grandes bancos de varejo esperam que a situação esteja completame­nte resolvida hoje.

O problema, sentido por milhares de clientes que aceitam cartões em seus estabeleci­mentos, foi ocasionado por questões operaciona­is com a mudança na forma como a liquidação dessas operações é feita, antes pelas próprias instituiçõ­es financeira­s e que passou a ser centraliza­da na Câmara Interbancá­ria de Pagamentos, entidade sem fins lucrativos que presta serviços para o mercado financeiro.

As falhas na implementa­ção do novo sistema, que estava em testes, provocou atrasos nos pagamentos a diversos lojistas, de pequenos a grandes grupos, de acordo com fontes ouvidas pelo Estadão/Broadcast.

Não há estatístic­as do número de estabeleci­mentos que foram afetados, mas, segundo executivos do setor de cartões, o reflexo foi “pontual” pelo tamanho do mercado. O setor, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, processa e liquida mais de 12 bilhões de transações, com volume previsto de mais de R$ 1,2 trilhão neste ano.

“Foram encontrado­s problemas pontuais que têm sido tratados ao longo da semana. A maior parte já foi sanada. As equipes técnicas estão trabalhand­o sem interrupçã­o para solucionar pontos residuais até o final desta semana”, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em nota.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil