O Estado de S. Paulo

‘Estadão’ debate ambiente de negócios no Paraná

-

O Estadão realiza na próxima quarta-feira, dia 29, o Fórum Regional Estadão Paraná, para discutir oportunida­des de negócios e o desempenho de diversos setores do Estado paranaense. O evento acontece no auditório do jornal, em São Paulo.

Após enfrentar a crise que afligiu todo o Brasil em 2015 e 2016, o Paraná registrou este ano um desempenho acima da média nacional. Entre janeiro e agosto, cresceu 2,4%, enquanto o restante do País avançou 0,31%, segundo dados do Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central.

O dado foi puxado pelo bom desempenho de setores fundamenta­is como agricultur­a e indústria. O primeiro, aproveitan­do a boa safra, teve um cresciment­o de 1,6% no primeiro semestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvi­mento Econômico Social (Ipardes).

Já a indústria paranaense acumula 4,6% de cresciment­o até agosto de 2017, o maior no Brasil, atingindo um índice que não se conseguia desde 2011, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE). Com isso, o Paraná gerou 34.822 postos de trabalho até outubro deste ano, como aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos (Caged). No mesmo período do ano passado, o saldo era negativo de 21.453 vagas.

Esse cenário estará em discussão no evento e terá entre seus debatedore­s políticos e empresário­s do Paraná. Entre os convidados está o governador do Estado, Beto Richa (PSDB), que está em seu segundo mandato.

No primeiro painel, com o tema Oportunida­des para empresas e geração de negócios, participam o secretário da Fazenda do Estado, Mauro Ricardo Costa, o diretor de Finanças da Companhia Paranaense de Energia, Adriano Rudeck de Moura, e o diretor-geral da Klabin, Cristiano Teixeira. Na segunda metade do evento sobre Infraestru­tura, agronegóci­o e inovação, estarão o diretor presidente do Porto de Paranaguá, Luiz Henrique Tessutti Dividino, o secretário estadual de Agricultur­a e Abastecime­nto, Norberto Anacleto Ortigara, e o diretor-presidente do Laboratóri­o Prati-Donaduzzi, Luiz Donaduzzi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil