O Estado de S. Paulo

Parada para leitura

Projeto transforma terminais de ônibus em ponto de troca de livros

-

Oque você costuma fazer enquanto aguarda o ônibus no ponto? Já imaginou se esse tempo fosse usado para trocar livros? Pois saiba que em 20 terminais da cidade de São Paulo a prática já virou rotina graças ao “Livro na Faixa”. Desenvolvi­do pela SPTrans em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o programa foi criado como forma de incentivar o hábito da leitura.

“Milhares de pessoas passam pelos terminais todos os dias e, há alguns anos, começamos a promover atrações enquanto elas esperavam pelos ônibus. Como teatro e literatura sempre foram muito apreciados, resolvemos levar estantes para estimular a troca de livros”, explica Cilene Cabral, assessora de marketing da SPTrans.

Os infantis, os de colorir e os gibis são bastante procurados, segundo Cilene – juntos, eles correspond­em a cerca de 20% das exemplares compartilh­ados por meio da iniciativa. “Quando colocamos obras infantis, os pais sempre vão até às estantes para levá-las aos filhos, e quando as crianças estão no terminal, elas querem parar no local e procurar algo. A melhor forma de estimular a leitura é oferecer um acesso prático e rápido aos livros”, destaca.

A praticidad­e, aliás, é um trunfo do programa. Para participar, basta escolher um título, levar para ler e depois deixá-lo na estante para que outros possam desfrutar dele. “Uma das grandes vantagens é que a pessoa não precisa se associar ou fazer carteirinh­a. Quando você desburocra­tiza e apenas oferece um espaço com livros, todos ficam muito mais à vontade para participar. É muito simples e rápido, basta ir até o local e retirar ou deixar um livro.”

O programa completa três anos em novembro e, ao longo de sua existência, atingiu a marca de 50 mil obras compartilh­adas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil