O Estado de S. Paulo

Estimulamo­s concorrênc­ia nos bancos, diz Ilan

- / EDUARDO LAGUNA e FRANCISCO CARLOS DE ASSIS

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, defendeu ontem o foco da instituiçã­o em estimular a concorrênc­ia bancária, de forma a permitir produtos financeiro­s melhores e mais baratos para a sociedade.

“Temos de nos concentrar é na concorrênc­ia, que vai gerar menores preços e spreads (diferença entre o custo de captação e a taxa cobrada pelos bancos aos clientes)”, comentou o titular do BC, que elencou cinco medidas tomadas pela autoridade que regula o sistema financeiro para estimular a concorrênc­ia.

Entre elas citou a democratiz­ação da informação, o sistema punitivo, as melhorias das garantias, segmentaçã­o e proporcion­alidade das instituiçõ­es por atividade, porte e potencial de risco e a força da inovação.

Ilan disse ainda que o BC quer ter menos custo regulatóri­o, desde que sistema esteja mais protegido e com menos risco: “Tínhamos um emaranhado de alíquotas de compulsóri­o, que limpamos nos últimos doze meses”.

Ainda de acordo com presidente do BC, a criação e vigência da Taxa de Longo Prazo (TLP) vai democratiz­ar as taxas de juros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil