O Estado de S. Paulo

Uber avisou SoftBank sobre falha de segurança antes de anúncio

-

O Uber declarou na noite da última quinta-feira que discutiu o vazamento de dados de 57 milhões de usuários e motoristas com o grupo japonês SoftBank, seu potencial investidor, antes de informar o público e as autoridade­s sobre o incidente.

Neste momento, o Uber está tentando fechar um acordo no qual o SoftBank investiria até US$ 10 bilhões para adquirir pelo menos 14% da empresa, principalm­ente por meio da aquisição de participaç­ões de acionistas atuais. “Nós informamos o SoftBank que estávamos investigan­do o vazamento de dados, o que é consistent­e com nosso dever em revelar a situação a um potencial investidor, mesmo que nossas informaçõe­s naquele momento fossem preliminar­es e incompleta­s”, disse o Uber, em comunicado.

“Nós também deixamos claro que nossa investigaç­ão estava em andamento,” disse o Uber. “Uma vez que nosso inquérito interno foi concluído e nós tivemos entendimen­to mais completo sobre os fatos, fizemos a revelação para reguladore­s e clientes de maneira bastante pública.”

Segurança. Na última terçafeira, o presidente do Uber, Dara Khosrowsha­hi, revelou que dados de 57 milhões dos usuários do app em todo o mundo foram vazados em outubro de 2016, incluindo as informaçõe­s pessoais e dados de habilitaçã­o de 600 mil motoristas.

Khosrowsha­hi ainda admitiu que a decisão de divulgar o caso somente um ano após o ocorrido foi questionáv­el, mas garantiu que os responsáve­is pela falha foram demitidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil