O Estado de S. Paulo

Agatha Christie de volta

Johnny Depp está no remake de Assassinat­o no Expresso do Oriente.

- Luiz Carlos Merten

À revista Empire, o ator Josh Gad, que faz McQueen, o assistente do personagem interpreta­do por Johnny Depp em Assassinat­o no Expresso do Oriente, declarou que o set foi uma experiênci­a inesquecív­el. “Ken (o ator e diretor Kenneth Branagh), Judi Dench e Derek Jacobi passavam o tempo livre entretendo a gente com Shakespear­e. Deus, eles nos humilhavam com suas citações. Mas eu descobri que podia citar as falas de Os Goonies e eles não tinham a mínima noção. Shakespear­e é fácil, mas Os Goonies...”

Assassinat­o no Expresso do Oriente estreia nesta quinta, 30, em salas de todo o Brasil. Agatha Christie como nunca se viu – câmeras de 35 mm, as mesmas que Christophe­r Nolan usou em Dunkirk, cenários espetacula­res, etc. A ‘Dama do Mistério’ numa versão para o público jovem das salas Imax. Num filme que já nasceu com a vontade de ser grande, o trem, o Expresso do Oriente, tem de ser um personagem especial. E, claro, o bigode – o ‘moustache’ – de Hercule Poirot também tem de possuir um design marcante. São muitos os detalhes que fazem do filme um programa atraente, mas quando a Empire, na visita ao set, lhe perguntou o porquê de câmeras tão grandes, Ken não deixou por menos. “Você não queria que eu filmasse esse elenco de astros e estrelas com câmeras pequenas, não?”

Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Penelope Cruz, Willem Dafoe, Olivia Cole, Derek Jacobi, Daisy Ridley, Josh Gad, Tom Bateman e Kenneth Branagh. É o que se chama de elenco ‘all star’, mas a verdade é que a versão de 1974, realizada por Sidney Lumet, também tinha um elenco muito impression­ante – Albert Finney, como Hercule Poirot, Lauren Bacall, Martin Balsam, Jacqueline Bisset, Sean Connery, John Gielgud, Anthony Perkins, Vanessa Redgrave, Rachel Roberts, Richard Widmark, Michael York – e Ingrid Bergman, que ganhou o Oscar de coadjuvant­e pelo papel. Se Branagh precisou de grandes câmeras para filmar seu grande elenco, Lumet foi por outro caminho e preferiu apostar em planos longos – planos-sequência – para permitir a seus grandes atores e atrizes que se expressass­em.

Agatha Christie escreveu seu livro famoso em 1934 e, 40 anos depois, surgiu a adaptação de Sidney Lumet. Entre 1974 e 2017, surgiram outras duas versões – para TV, em 2001 e 2010. Só na resolução do mistério do Expresso do Oriente – a versão de Lumet chama-se Assassinat­o no Orient-Express –, quatro atores se revezaram no papel, incluindo as duas versões televisiva­s, ao usar o bigode. Albert Finney, Alfred Molina, David Suchet e, agora, Kenneth Branagh. Nenhum deles tem o physique com que a dama escritora descreve seu detetive belga. Nos livros, Hercule (não é Hercules) Poirot está mais para um dândi à Santos Dumont. Certamente não é volumoso, a cabeça é de ovo e os bigodes competem com os do lendário Salvador Dalí. São finos e torcidos nas extremidad­es, o que os torna ‘redondos’.

A mudança física não é nada comparada a certas liberdades que Branagh toma para adaptar seu personagem ao gosto das plateias atuais. Embora grande observador, Hercule Poirot tem absoluto desprezo pela ação física. Em vez dos músculos, exercita as células cinzentas do cérebro. Agatha Christie talvez se horrorizas­se ao vê-lo correr, bater e tomar tiro. Liberdades à parte, o filme encerra-se com M. Poirot sendo chamado para outro caso – A Morte no Nilo, o que promete outro remake, do filme de John Guillermin com Peter Ustinov e outro grande elenco (Bette Davis, David Niven, Angela Lansbury, Mia Farrow, etc), de 1978. E a pergunta que não quer calar – faz sentido adaptar Agatha Christie? Sem dúvida, ela pode não ser muito ‘cinematogr­áfica’, privilegia­ndo o cérebro sobre os músculos, mas a história do filme continua forte, densa. Um morto no trem, 12 suspeitos. M. Poirot diz sempre que existe certo e errado, e nada no meio. Esse caso é especial porque até o grande Poirot descobre que, afinal, talvez exista algo no meio. Quem matou? Por quê? Mesmo sabendo, você vai ficar balançado. E, sim, como Ingrid Bergman ganhou o Oscar de coadjuvant­e, Michelle Peiffer também poderá levar. É excepciona­l, em outra personagem.

 ??  ?? Kenneth Branagh.
O novo Poirot com o retrato ‘oficial’ do elenco de 2017
Kenneth Branagh. O novo Poirot com o retrato ‘oficial’ do elenco de 2017
 ?? FOX FILM DO BRASIL ??
FOX FILM DO BRASIL
 ?? FOX FILM DO BRASIL ?? Johnny Depp. Como o sinistro Ratchett, que será morto no trem
FOX FILM DO BRASIL Johnny Depp. Como o sinistro Ratchett, que será morto no trem
 ?? PARAMOUNT ?? Albert Finney. Como Poirot e o elenco de 1974
PARAMOUNT Albert Finney. Como Poirot e o elenco de 1974

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil