O Estado de S. Paulo

SEGURO PARA QUEM TEM ATÉ 24 ANOS É ‘SALGADO’; PARA ELAS, ENCARECEU

Quem tem entre 18 a 24 anos paga mais; preço para elas vem subindo

- Rafaela Borges rafaela.borges@estadao.com

Opreço do seguro de veículos para mulheres não é mais inferior ao dos homens. Ou não é tão mais barato quanto antes. “Se a apólice de um homem custa R$ 1.400, a da mulher com perfil semelhante sairá por cerca de R$ 1.300”, diz Rodolfo Lopes, sócio da corretora Resicór, na zona norte.

De acordo com o corretor, isso pode estar relacionad­o com o aumento do índice de sinistrali­dade entre elas. As seguradora­s não falam abertament­e sobre grupos de clientes com maior ou menor risco.

“O cálculo do valor do seguro é feito com base em vários fatores, como a idade do segurado, seu local de residência e onde ele costuma ir, histórico de direção, hábitos de utilização do automóvel, entre outros”, diz o diretor da Porto Seguro Auto, Jaime Soares.

Os corretores de seguros dizem que esses grupos existem sim. O terror das seguradora­s são os jovens com idade entre 18 e 24 anos. Eles são capazes de elevar não apenas o seguro do próprio carro, mas também do veículo de seus pais. “Se o segurado tiver um filho nessa faixa etária, o preço aumenta. Se o filho dirigir o carro do segurado, aumenta mais”, diz Lopes. Isso porque, segundo as estatístic­as, os jovens são o grupo que mais se envolve em acidentes de trânsito.

Outro perfil cujos integrante­s pagam mais é o de pessoas com número de CPF listado em órgãos de proteção ao crédito. Na composição do preço do seguro, considera-se que os endividado­s são mais estressado­s, ficando mais sujeitos a ocorrência­s no trânsito.

O grupo ideal (para a seguradora) é formado por pessoas casadas, com mais de 35 anos (independen­temente do gênero). As seguradora­s pressupõem que os solteiros saem mais e têm rotina menos previsível.

Ter ou não ter filhos é irrelevant­e, a não ser que sejam do grupo entre 18 e 24 anos e morem na mesma casa dos pais. Os seguros para idosos não são mais caros. Há casos em que ficam até mais em conta, pois esses motoristas são considerad­os como mais experiente­s.

“Só haverá cobrança extra se o idoso tiver se envolvido em muitos sinistros”, explica Lopes. Como a composição do preço da apólice varia de uma seguradora para outra, não é possível mensurar o porcentual exato que um grupo paga a mais que outro.

 ?? UNSPLASH ?? Mesmo que o filho até 24 anos não guie o carro, apólice do titular ficará mais cara. Sinistros entre mais velhos e casados é menor
UNSPLASH Mesmo que o filho até 24 anos não guie o carro, apólice do titular ficará mais cara. Sinistros entre mais velhos e casados é menor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil