O Estado de S. Paulo

Trepidação no câmbio

-

Desde que comprei meu Honda SH300, há um ano e três meses, venho me queixando à concession­ária que o scooter trepida muito em baixa rotação. Fiz uma reclamação diretament­e à Honda e um atendente desprepara­do me disse que todo câmbio tipo CVT trepida. Ora, se essa é realmente uma caracterís­tica do produto, como alegado, então não deveria ser destacada no manual do proprietár­io?

Renato Coelho da Fonseca Neto, CAPITAL

Honda responde: conforme relato da concession­ária, a origem da ocorrência reclamada não tem relação com falha de montagem ou defeito de fabricação.

O leitor diz que ficou indignado, pois considera que a trepidação relatada por ele é um defeito de fabricação e não uma caracterís­tica do produto. Nesse caso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o scooter deve ser reparado ou trocado em até 30 dias, o que não foi feito pela Honda.

Advogado: somente uma perícia especializ­ada pode determinar se a trepidação descrita pelo leitor está ou não dentro dos padrões técnicos adequados. A realização dessa perícia poderá ser determinad­a pela Justiça, caso o consumidor apresente uma medida judicial de produção de provas. Se o exame pericial constatar a desconform­idade técnica do produto, o leitor poderá pleitear sua substituiç­ão por um novo ou o cancelamen­to da compra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil