O Estado de S. Paulo

Mais de 20 mil na Arena Grêmio para festa do tri

Jogadores fizeram carreata de quatro horas pelas ruas de Porto Alegre e festejaram o título sul-americano

- Luciano Nagel / PORTO ALEGRE ESPECIAL PARA O ESTADO

Mais de 20 mil torcedores festejaram ontem a conquista do terceiro título do Grêmio na Libertador­es na Arena, em Porto Alegre. O megaevento teve início às 13h, quando os jogadores retornaram de uma carreata, ao som de trio elétrico, que havia começado quatro horas antes pelas avenidas da zona norte e pela região central da capital gaúcha.

Desde o fim da partida contra o Lanús, por volta da meia-noite de quarta-feira, os mais fanáticos tomaram o rumo do aeroporto Salgado Filho. Pela manhã, milhares de pessoas já se espremiam em frente ao portão 8 do terminal.

Durante os festejos no interior da Arena Grêmio, com microfone em punho, o atacante Luan entoava cânticos das arquibanca­das. Neste momento, a torcida foi ao delírio. Já o técnico Renato Gaúcho fez uma comemoraçã­o um pouco mais tímida dentro do gramado, saudando a torcida tricolor e retornando ao vestiário para dar entrevista­s aos jornalista­s.

“Mantivemos a coerência e a coesão. Trabalhamo­s para ser campeões da América”, afirmou o zagueiro Pedro Geromel. “A ficha ainda não caiu, mas terá de cair”, completou o jogador, já pensando nos próximos compromiss­os.

Mesmo em festa, os jogadores do Grêmio ainda têm um compromiss­o pelo Campeonato Brasileiro. Domingo, às 17 horas, enfrentam o Atlético Mineiro, no estádio Independên­cia, em Belo Horizonte, pela última rodada do torneio.

A delegação tricolor, que planeja a busca pelo bicampeona­to no Mundial de Clubes da Fifa, embarcará na próxima terça-feira para disputar o torneio, que terá também o Real Madrid. O clube gaúcho fará a sua estreia na competição já nas semifinais, no dia 12 de dezembro, terça-feira, às 15 horas (de Brasília), no estádio Hazza Bin Zayed, em Al Ain, contra o vencedor das quartas de final entre Pachuca, do México (campeão da Concacaf), e Wydad Casablanca, do Marrocos (África).

Emoção. Entre os milhares de torcedores que foram à Arena estava o casal Emerson, de 34 anos, e Graziela Gemniczak, de 30. Junto com eles assistia a chegada dos jogadores a pequena Lavínia, de apenas 6 meses. “Essa é a segunda vez que nossa bebê vem ao estádio do Grêmio. Na primeira vez ela ainda estava na minha barriga, com 4 meses (de gravidez), durante o jogo do Grêmio e Botafogo na última rodada do Brasileirã­o em 11 de dezembro de 2016”, lembrou Graziela.

Ao lado da esposa e da filha, sentados na arquibanca­da, Emerson Gemniczak afirmou que o gol de Luan, o segundo da vitória por 2 a 1 sobre o Lanús, foi o mais bonito da Libertador­es. “Foi lindo, emocionant­e mesmo. O Grêmio jogou muito bem, sempre joga melhor fora de casa”, avaliou o torcedor.

A opinião de Emerson foi compartilh­ada por três torcedores da cidade de Gravataí, na região metropolit­ana de Porto Alegre. Patrick Guastavino, de 25 anos, Marcos Paulo, de 29, e Felipe Rumpel, de 31, chegaram cedo na capital e foram direto para a Arena Grêmio esperar a chegada dos jogadores. “Viramos a noite em festa na nossa cidade. O gol marcado pelo Luan foi um espetáculo. Agora estamos aqui, nem dormimos ainda”, disse Patrick.

O trio de amigos usava um modelo de turbante árabe do Grêmio, em alusão ao próximo jogo do time, que será disputado em Abu Dabi pelo Mundial de Clubes da Fifa.

Pedro Geromel ZAGUEIRO DO GRÊMIO ‘Mantivemos a coerência e coesão. Trabalhamo­s pelo título da Libertador­es’

 ?? DIEGO VARA/REUTERS ??
DIEGO VARA/REUTERS
 ?? WESLEY SANTOS/AP ??
WESLEY SANTOS/AP
 ?? DIEGO VARA/REUTERS ?? 1. Desfile dos campeões em carro aberto durou quatro horas.
2. Na Arena, Luan e Ramiro eram os mais animados.
3. Multidão tomou as ruas de Porto Alegre.
4. Jogadores exibem o troféu.
5. Torcida toca na taça.
DIEGO VARA/REUTERS 1. Desfile dos campeões em carro aberto durou quatro horas. 2. Na Arena, Luan e Ramiro eram os mais animados. 3. Multidão tomou as ruas de Porto Alegre. 4. Jogadores exibem o troféu. 5. Torcida toca na taça.
 ?? DIEGO VARA/REUTERS ??
DIEGO VARA/REUTERS
 ?? ITAMAR AGUIAR/AFP ??
ITAMAR AGUIAR/AFP
 ?? DIEGO VARA / REUTERS ??
DIEGO VARA / REUTERS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil