O Estado de S. Paulo

Em busca de 4º mandato, Evo sofre derrota.

Oposição pede e 65% dos bolivianos anulam ou votam em branco em eleição para juízes

-

Após uma campanha em que os opositores do presidente boliviano, Evo Morales, pediram aos eleitores insatisfei­tos com o líder que anulassem o voto, a eleição para magistrado­s do Judiciário da Bolívia registrou mais de 65% de votos brancos ou nulos, com 80% das urnas apuradas, informaram ontem as autoridade­s eleitorais do país.

Seis dias antes da votação, a Justiça Constituci­onal boliviana tinha autorizado Evo a disputar o quarto mandato consecutiv­o, contrarian­do o resultado do plebiscito realizado em fevereiro de 2016, no qual 51% dos eleitores negaram ao líder a possibilid­ade de disputar a presidênci­a novamente em 2019. Caso seja reeleito na próxima disputa presidenci­al, o líder do Movimento ao Socialismo (MAS) poderá permanecer 19 anos no poder.

No domingo, os bolivianos votaram para eleger magistrado­s de quatro instâncias judiciais: Constituci­onal, Supremo, Agroambien­tal e Conselho da Magistratu­ra.

Os candidatos foram escolhidos pelo Parlamento do país, que é controlado por aliados do presidente. Cerca de 4,5 milhões de eleitores bolivianos – entre os 6,4 milhões inscritos – comparecer­am às urnas. O voto na Bolívia é obrigatóri­o. O resultado final da apuração deverá ser divulgado até amanhã.

Evo não reconheceu o que a oposição qualificou como uma derrota do presidente boliviano. “Falaram que 70% dos votos seriam nulos. Onde estão os 70% da direita?”, ironizou o presidente.

“Essas eleições são para a parte jurídica, para uma boa administra­ção da Justiça boliviana, não são eleições de autoridade­s políticas”, afirmou Evo.

A oposição promete protestar nas ruas e buscar instâncias internacio­nais para combater o que qualifica como golpe contra a democracia. “O povo boliviano derrotou Evo Morales. É imperativo que se respeite a vontade popular, expressada de novo com contundênc­ia”, tuitou o ex-presidente boliviano Carlos Mesa (2003-2005).

 ??  ??
 ?? EFE–3/12/2017 ?? Disputa. Evo vota em eleição para juízes; oposição saiu vitoriosa em campanha por voto nulo
EFE–3/12/2017 Disputa. Evo vota em eleição para juízes; oposição saiu vitoriosa em campanha por voto nulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil