O Estado de S. Paulo

USP aciona polícia após receber ameaça de ataque a tiros por e-mail

Homem prometeu matar “travestis, esquerdist­as e feministas” na FFLCH; escola não suspendeu suas atividades

- Luiz Fernando Toledo

A Universida­de de São Paulo (USP) acionou a Polícia Civil ontem e registrou um boletim de ocorrência após receber uma ameaça, por e-mail, de um ataque com pistolas contra estudantes. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universida­de de São Paulo (FFLCH), alvo da ameaça, não teve de suspender aulas.

A unidade fica na Cidade Universitá­ria, zona oeste da capital. Na mensagem, o suspeito disse que iria aparecer ontem, último dia de aula, usando uma touca ninja e duas pistolas 9 mm “para matar o maior numero de viados, travestis, esquerdist­as e feministas que aparecer na minha frente”. A mensagem foi enviada a um e-mail da Faculdade de Letras da USP. Na publicação, o autor ainda diz “jurar lealdade ao Estado Islâmico e ao Califa Al Baghdadi”.

O autor se identifica como Murilo Ianelli Chaves, que é estudante de Educação Física e negou à polícia ser o autor do texto. Ele, de 24 anos, disse que seu nome foi citado na publicação como “retaliação” por fazer um trabalho de combate à pedofilia na internet contra hackers.

Em maio, já havia registrado boletim de ocorrência no 2.° DP de Guarulhos, na Grande São Paulo, por ter sido ameaçado pelos hackers e tido suas informaçõe­s pessoais violadas, incluindo nome, documentos, endereço e até fotos de sua noiva em um fórum de internet chamado Dogolocham que, segundo ele, é usado por “neonazista­s”.

A polícia descarta a participaç­ão de Ianelli no envio do email. Na mensagem, o autor também menciona um episódio na USP na semana passada. Na ocasião, alunos expulsaram, com agressões físicas e verbais, um pesquisado­r e militante integralis­ta de evento de filologia e cultura na FFLCH.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o homem, identifica­do como Victor Emanuel Vilela Barbuy, sem ligação com a USP. “Vocês acham que são os machões, não é? Juntaram 12 para bater em um jovem do movimento integralis­ta?”, diz o email de ameaça.

Reação. Ao Estado, a diretora da FFLCH Maria Arminda Arruda disse que acionou a Superinten­dência de Segurança da USP assim que tomou conhecimen­to do e-mail, mas não houve suspensão das atividades. “Isso está acontecend­o muito no Brasil hoje e não deixaria de acontecer na universida­de e, principalm­ente, na faculdade, que tem como tradição o livre debate.”

Por nota, a faculdade, ainda disse considerar “inaceitáve­l” a ocorrência de episódios que violam a livre expressão e reiterou seu compromiss­o com o “pluralismo”. O caso foi registrado no 93.º DP (Jaguaré).

 ?? TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO - 6/10/2017 ?? Janaúba. Nove crianças e três professora­s foram mortas no ataque à creche em Minas
TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO - 6/10/2017 Janaúba. Nove crianças e três professora­s foram mortas no ataque à creche em Minas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil