O Estado de S. Paulo

Chequer se filia ao Novo para disputar governo

- / MARIANNA HOLANDA e MARCELO OSAKABE

O empresário Rogério Chequer, um dos fundadores e líder do movimento Vem Pra Rua, se desligou da organizaçã­o para disputar o governo de São Paulo pelo Partido Novo.

A saída de Chequer foi comunicada, ontem, em nota do próprio movimento, um dos grupos que lideraram as manifestaç­ões pelo impeachmen­t de Dilma Rousseff. “Fiz isso para evitar conflito de interesse (com o grupo) e para poder acertar esses detalhes (da filiação)”, disse.

Segundo ele, a ideia de concorrer a um cargo não estava em seus planos. No entanto, ele disse que foi abordado por alguns partidos, entre eles o Novo, pelo qual acabou se decidindo dada a convergênc­ia de ideais e o compliance que aplicam na sigla.

A filiação ao Novo ainda não tem data marcada. Diferentem­ente das candidatur­as a deputado e senador, que passam por um “processo seletivo” no Novo, a escolha dos nomes para o governo é feita por convites.

Feliciano. Depois de oito anos no PSC, o deputado federal Marco Feliciano (SP) vai deixar o partido para se filiar ao Podemos. Um dos motivos apontados por interlocut­ores para a mudança é que ele pretende disputar uma vaga no Senado. Com 16 deputados, cinco a mais do que o PSC, o Podemos tem mais tempo de TV e recursos do Fundo Partidário. A possibilid­ade de sair pelo Senado, contudo, ainda não foi confirmada pela nova sigla.

Em 2014, Feliciano recebeu 400 mil votos e foi o terceiro deputado mais votado em São Paulo. “O deputado entende toda essa movimentaç­ão social da sociedade como um todo como um chamado divino à mudança, e como fiel que é só compete a ele segui-lo. E o Podemos ofereceu ampla possibilid­ade de debate e negociaçõe­s”, afirmou a equipe de comunicaçã­o de Feliciano.

Até a noite de ontem, o presidente do PSC, Pastor Everaldo, não havia sido informado. “Não acredito que o deputado vá sair do PSC. Mas, se ele mudar de partido, desejo muito boa sorte”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil