O Estado de S. Paulo

Mulher trabalha o dobro do homem em casa

Segundo o IBGE, porém, aumentou o número de homens que ajudam nas tarefas domésticas

- Daniela Amorim / RIO

As mulheres ainda trabalham quase o dobro de horas que os homens cuidando da casa ou de pessoas da família, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Outras Formas de Trabalho, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE).

Em 2016, mais de 80% dos brasileiro­s em idade de trabalhar – com 14 anos ou mais – faziam algum tipo de tarefa doméstica em casa ou na casa de algum parente, o equivalent­e a 135,5 milhões de pessoas. Mas as mulheres permanecia­m mais sobrecarre­gadas nesse tipo de função do que os homens. Enquanto 89,8% das mulheres realizavam atividades domésticas, essa proporção era de 71,9% entre os homens.

O tempo dedicado a esses serviços também mostrou diferença entre os sexos. A média de horas dedicadas ao serviço doméstico e cuidados de parentes no Brasil era de 16,7 horas por semana, mas as mulheres trabalhava­m 20,9 horas semanais, em média, contra apenas 11,1 horas para os homens.

“A mulher faz tudo na casa, e o homem faz pequenos reparos. É basicament­e isso”, resumiu Alessandra Brito, analista da Coordenaçã­o de Trabalho e Rendimento do IBGE. “Há uma diferença grande entre homens e mulheres. A única atividade que os homens fazem mais do que as mulheres é consertar um chuveiro, trocar uma torneira.”

Entre os sete diferentes tipos de afazeres domésticos, os homens só ganharam das mulheres no quesito pequenos reparos ou manutenção do domicílio, automóvel, eletrodomé­sticos ou outros equipament­os. Entre os homens, 65% se dedicaram a esse tipo de tarefa, contra 33,9% das mulheres.

Metodologi­a. Mas, embora as mulheres ainda cuidem da casa e da família em maior proporção e por mais horas, a participaç­ão dos homens aumentou em relação à apuração de pesquisas anteriores. Não há dados comparávei­s, por conta de uma mudança na metodologi­a em relação à Pnad anual, mas os pesquisado­res dizem que um aperfeiçoa­mento na coleta ajudou a medir com mais precisão algumas tarefas domésticas que antes passavam despercebi­das e que muitas vezes são feitas por homens. “Se eu perguntar se você faz tarefa doméstica sem dizer que isso inclui botar o lixo para fora e levar o cachorro para passear, você diria que você faz serviço doméstico? Mesmo que você não lave a louça, não faça comida, nada disso?”, disse Maria Lucia Vieira, gerente da Pnad.

 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO–22/4/2013 ?? Carga. Fatia de mulheres que cuidam de casa e família é maior
WERTHER SANTANA/ESTADÃO–22/4/2013 Carga. Fatia de mulheres que cuidam de casa e família é maior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil