O Estado de S. Paulo

Rival do Uber começa a oferecer corridas com carros autônomos

Empresa de transporte por aplicativo Lyft se uniu a startup nuTonomy para testar carros sem motoristas em Boston

-

A Lyft, principal rival do Uber nos Estados Unidos, começou a realizar testes com passageiro­s em veículos sem motorista na cidade de Boston, segundo comunicado divulgado ontem.

A empresa está oferecendo corridas em carros autônomos para alguns clientes do bairro de Seaport em parceria com a startup nuTonomy, criada por pesquisado­res do Massachuse­tts Institute of Technology (MIT). A nuTonomy foi uma das pioneiras nos experiment­os com esse tipo de veículo nas ruas, com testes em Cingapura desde o ano passado. Há poucos meses, a startup foi adquirida pela fabricante de autopeças Delphi.

“Queremos que o público experiment­e em primeira mão os carros sem motorista para que possa entender melhor o impacto que essa nova tecnologia terá em nossas vidas”, ressaltara­m as empresas na nota divulgada à imprensa.

Por enquanto, os carros não serão “totalmente autônomos”: um engenheiro ficará à frente do volante pronto para assumir o controle do veículo caso o sistema falhe.

Corrida. Empresas de tecnologia e montadoras estão envolvidos há anos em uma corrida contra o tempo para ver quem será pioneira em colocar carros autônomos em circulação.

O Uber, por exemplo, testa carros sem motoristas nas ruas de Pittsburgh desde 2015. Hoje, com uma frota de cerca de 200 carros autônomos, a empresa opera também em Phoenix, no Arizona, e em São Francisco, na Califórnia.

A Waymo, divisão do Google, já testa seus veículos com o público do Arizona. Em 2019, pretende lançar um sistema de táxis autônomos. Ao mesmo tempo em que investe em sua própria frota de carros autônomos, o Google também tornou-se um dos principais investidor­es da Lyft, com aportes que chegaram a US$ 2 bilhões.

 ?? BRIAN SNYDER/REUTERS ?? Autônomo. Carro da nuTonomy é usado pela Lyft nos EUA
BRIAN SNYDER/REUTERS Autônomo. Carro da nuTonomy é usado pela Lyft nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil