O Estado de S. Paulo

Brando e o excesso de beleza que derruba o western de Furie

- Luiz Carlos Merten

Sangue em Sonora

THE APPALOOSA. (EUA, 1966.) DIR. DE SIDNEY J. FURIE, COM MARLON BRANDO, ANJANETTE COMER, JOHN SAXON, FRANK SILVERA.

Na fronteira mexicana, por volta de 1870, Marlon Brando pega em armas para recuperar seus cavalos – da raça appaloosa – que foram roubados. Brando, que havia sido talvez o maior astro de Hollywood no começo dos anos 1950, estava na pior fase de sua carreira. Nada do que fazia dava certo. O público rejeitava-o. Salvaram-no, nos 70, O Poderoso Chefão e Último Tango em Paris, que só viriam seis anos mais tarde. Sangue em Sonora não dispõe de uma grande reputação, mas é interessan­te (re)ver. É um dos filmes mais belos já feitos, mas a fotografia de Russell Metty é quase uma intrusa na história. Diretor e fotógrafo sacrificam tudo por um efeito – Brando finge dormir e acompanha o movimento ao redor por entre os dedos. O filme é todo assim – lento, estudado, ‘fotogênico’. Você pode até não gostar, mas não desgruda o olho.

TEL. CULT, 14H40. REPR., COLORIDO, 98 MIN.

VEJA TAMBÉM Made in China

(BRASIL, 2014.) DIR. DE ESTEVÃO CIAVATTA, COM REGINA CASÉ, JULIANA ALVES, XANDE DE PILARES, OTÁVIO AUGUSTO, LUIZ LOBIANCO.

No Saara, a 25 de Março do Rio, a concorrênc­ia dos chineses derruba o comércio mais tradiciona­l. Regina Casé dirigida pelo marido, um filme rico em observaçõe­s. Merece revisão.

C. BRASIL, 19H30. REPR., COLORIDO, 96 MIN.

50 Tons Mais Escuros

FIFTY SHADES DARKER. (EUA, 2017.) DIR. DE JAMES FOLEY, COM DAKOTA JOHNSON, JAMIE DORNAN, KIM BASINGER.

‘Anastasia’ assusta-se com a verdadeira natureza de ‘Christian’, mas ele não desiste dela. À espera do 3, que estreia em fevereiro. Sadomasô soft, e sem a complexida­de do 1.

TEL. PREMIUM, 0H05. REPR., COL., 118 MIN.

 ?? UNIVERSAL ?? Brando. Em busca de seus cavalos roubados, na fronteira do México
UNIVERSAL Brando. Em busca de seus cavalos roubados, na fronteira do México

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil