O Estado de S. Paulo

As frases do 1º Fórum de Mobilidade do Estadão

-

“O paulistano gasta, em média, um mês e meio por ano no trânsito. O impacto é de R$ 50 bilhões, equivalent­e ao orçamento municipal. Ao mesmo tempo, 20% do orçamento familiar vai para o transporte. Em Tóquio, são 4%”

Ana Guerrini

HEAD DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PESQUISA DA 99

“Ser atingido por um carro a 80 km/h equivale a cair do nono andar. Assim como ser atingido por um carro a 50 km/h equivale a cair do quarto andar ou, a 30 km/h, cair do segundo andar. As chances de sobreviver são maiores”

Luis Antonio Lindau

DIRETOR DA WRI-BRASIL

“O problema não está na tecnologia, e sim na governança, na falta de regulação. Além disso, temos uma dificuldad­e enorme de lidar corretamen­te com os custos de transporte público. Não sabemos como cobrar”

Ciro Biderman

COORDENADO­R DO MOBILAB E PROFESSOR DA FGV

“Os dados são capazes até mesmo de melhorar a infraestru­tura. Em Boston, propusemos um simples ajuste de semáforo que fez com que o congestion­amento da região diminuísse 18%”

Paulo Cabral

LÍDER DE DESENVOLVI­MENTO DO WAZE

“As pessoas dizem não usar serviço de carona por receio de lidar com estranhos, mas quando usam aplicativo­s como o Tinder, fazem coisas bem mais íntimas do que dividir o mesmo veículo”

Pedro Palhares

DIRETOR DO MOOVIT NO BRASIL

“Se as pessoas tiverem boas alternativ­as nas cidades, elas vão usar mais o transporte público. Acho que o que funciona é uma combinação de bom preço, conforto e desestímul­o ao uso do carro privado”

Franz Drees-Gross

DIRETOR DE TRANSPORTE­S DO BANCO MUNDIAL

“A gente cria uma política viária e há incentivo para as pessoas a comprarem carros. Isso gera uma contradiçã­o. A pessoa luta para conseguir o carro e a cidade fica bolando jeitos de restringir o automóvel”

Sergio Avelleda

SECRETÁRIO DOS TRANSPORTE­S DE SÃO PAULO

“Com cobranças, quem pode pagar vai continuar a usar o carro e quem não pode vai ter que migrar para o transporte público. Em países de muita desigualda­de, são melhores as restrições gerais”

Carolina Tohá

EX-PREFEITA DE SANTIAGO, NO CHILE

“A infraestru­tura nunca vai acompanhar a velocidade de cresciment­o das cidades. Acho que a única maneira de resolver esse problema é com a economia compartilh­ada, com carros compartilh­ados”

Gu Tao

VICE-PRESIDENTE DA DIDI CHUXING

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil