O Estado de S. Paulo

CINEMAS RETORNAM À VIDA DOS SAUDITAS

Medida é parte de plano de príncipe herdeiro

-

OMinistéri­o da Cultura e Informação da Arábia Saudita anunciou ontem que, a partir de março, a população poderá voltar a frequentar as salas de cinema, acabando com 35 anos de proibição. “Isso marca um divisor de águas no desenvolvi­do da economia cultural do reino”, disse o ministro Award Alawad.

Os cinemas foram proibidos nos anos 80 por pressão da sociedade, após a conversão do país à forma mais conservado­ra do islamismo, que desencoraj­a entretenim­ento público com homens e mulheres. Os detalhes sobre o tipo de censura que deve ser estabeleci­da nas telas de cinema ainda não foram revelados, mas deve ser amplo em um país onde imagens de mulheres costumam ser cobertas nos anúncios.

A medida é parte de um ambicioso plano de reformas do príncipe herdeiro Mohamed bin Salman, de 32 anos, que busca promover espetáculo­s e eventos, apesar da oposição dos grupos conservado­res.

No início deste mês, Riad recebeu um festival de comediante­s amadores, um show do compositor grego Yanni, acompanhad­o de cantoras femininas, e o primeiro show reservado às mulheres, com a cantora libanesa Hiba Tawaji. Em fevereiro, o país organizou em Jeddah seu primeiro festival de cultura pop, a Comic-Con.

Em setembro, o governo da Arábia Saudita decidiu que as mulheres do país poderão dirigir carros a partir de junho de 2018. O reino saudita, local de nascimento do Islã e regido segundo a lei islâmica (sharia), era o único país do mundo que não permitia que as mulheres dirigissem.

O príncipe acredita que, além de melhorar a imagem do país no exterior, permitir que as mulheres dirijam pode ajudar a economia saudita – atualmente, para trabalhar, elas dependem da carona de algum membro masculino da família. Em setembro, centenas de mulheres foram pela primeira vez a um estádio para as festividad­es do Dia Nacional.

 ?? FAYEZ NURELDINE/EFE ?? Mudanças. Sauditas assistem filme em centro cultural
FAYEZ NURELDINE/EFE Mudanças. Sauditas assistem filme em centro cultural

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil