O Estado de S. Paulo

King Vidor impregna ‘Guerra e Paz’ com perfume de Stendhal

- Luiz Carlos Merten

Guerra e Paz

WAR AND PEACE. (ITÁLIA/EUA, 1956.) DIR. DE KING VIDOR, COM AUDREY HEPBURN, HENRY FONDA, MEL FERRER, VITTORIO GASSMAN, ANITA EKBERG, EDMUND PURDOM.

Quase sempre negligenci­ada como superficia­l, a adaptação da obra-prima de Leon Tolstoi pelo ‘rei’ Vidor capta a essência do romance. O livro não é só um estudo das paixões humanas num período excepciona­l como a guerra. Tolstoi também reflete sobre Pierre e Andrei como temperamen­tos opostos que buscam o mesmo tipo de elevação. E, no limite, extrapola a ficção para estabelece­r consideraç­ões que os maiores críticos de literatura acomodam nos moldes de um ensaio filosófico/histórico. Vidor impregna sua versão de Tolstoi com um perfume de Stendhal – Pierre atravessa a batalha de Borodino como Fabrizio Del Dongo a de Waterloo em A Cartuxa de Parma. Reza a lenda que o italiano Mario Soldati foi quem filmou a batalha – e ele também foi um dos realizador­es da corrida de bigas do Ben-Hur de William Wyler, em 1959.

TEL. CULT, 16H25. REPR., COLORIDO, 208 MIN.

VEJA TAMBÉM Tootsie

TOOTSIE. (EUA, 1982.) DIR. DE SYDNEY POLLACK, COM DUSTIN HOFFMAN, JESSICA LANGE, TERI GARR, DABNEY COLEMAN.

Depois de substituir a mãe em Kramer Vs. Kramer, Dustin Hoffman vira aqui a mulher perfeita. Um programa curioso de (re)ver após as acusações de assédio contra o astro.

TCM, 16H03. REPRISE, COLORIDO, 112 MIN.

Nas Profundeza­s do Mar sem Fim

THE DEEP END OF THE OCEAN. (EUA, 1999.) DIR. DE ULU GROSBARD, COM MICHELLE PFEIFFER, WHOOPI GOLDBERG.

Garoto de 3 anos desaparece e ressurge 9 anos mais tarde. Será ele mesmo? É tão sincero e bem representa­do que você não vai desgrudar o olho.

PARAMOUNT, 22H10. REPR., COL., 109 MIN.

 ?? PARAMOUNT PICTURES ?? Ferrer e Audrey. Como Andrei e Natasha: os dois eram casados na vida
PARAMOUNT PICTURES Ferrer e Audrey. Como Andrei e Natasha: os dois eram casados na vida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil