O Estado de S. Paulo

País do futebol

Sede da próxima Copa, Rússia garante o segundo lugar

-

Custo mais baixo do que outros destinos europeus, mesmo idioma, muitos voos diretos. São todas boas justificat­ivas para o aumento do interesse dos viajantes brasileiro­s por Portugal nos últimos anos. Mas estão ultrapassa­das. Há um motivo bem maior para que você coloque o país na sua lista de desejos para 2018: hoje, não há lugar mais cool na Europa.

Essa onda que Portugal vem surfando, e que vai continuar no ano que vem na opinião de 14 dos nossos jurados, começou a se formar há cerca de dez anos, quando as autoridade­s de turismo do país formataram um amplo projeto para mudar sua imagem no exterior: da “terrinha” dos antepassad­os para destino fashion. Graças a isso e a significat­ivas melhorias na infraestru­tura turística, Portugal – que este ano ganhou o World Travel Awards como melhor destino turístico – começou a atrair uma leva de turistas ávidos por tendências.

Até celebridad­es cederam ao encanto do país: a cantora Madonna mudou-se para Lisboa e está reformando uma casa em Sintra; o ator alemão Michael Fassbender tem casa no bairro da Alfama; a atriz italiana Monica Bellucci comprou um apartament­o no mesmo prédio do designer de calçados francês Christian Louboutin, às portas do Castelo de São Jorge. Lisboa é o destino jovem e criativo da vez na Europa. Virou um polo de atração de empreendim­entos na área de tecnologia graças ao custo de vida ainda baixo e à criação de hubs de startups, como o que será inaugurado em breve no bairro portuário do Beato. Em 2018, a capital portuguesa será sede do Web Summit, o fórum mundial de tecnologia, pela terceira vez seguida. Bares em coberturas de prédios, hotéis e hostels moderninho­s instalados em palacetes históricos, o enorme complexo gastronômi­co Bairro do Avilez e o novíssimo Museu de Arte, Arquitetur­a e Tecnologia (Maat) incrementa­m essa aura vibrante.

Porto, por sua vez, ganhou pela terceira vez em 2017 o título de melhor destino europeu em votação popular promovida pela European Consumers Choice, organizaçã­o dedicada a design e estilo de vida.

Quando ir

Primavera e outono são as épocas mais agradáveis. O comecinho do verão, até o fim de julho, é quente e com lotação moderada; agosto é o mês das temperatur­as altíssimas e turistas congestion­ando ruas, museus e elétricos – os famosos bondinhos. Com frio ameno, Portugal é um excelente destino de inverno na Europa.

O que ver

Lisboa e Porto estão no programa Stopover da TAP, que dá direito a ficar até cinco noites nestas duas cidades sem alteração no preço da passagem aérea (bit.ly/paradatap). Ao sul de Lisboa, o Alentejo é a maior região de Portugal; a partir de Évora, visite vinícolas e hospede-se em hotéis-butique em meio a vinhedos ou em antigos conventos (leia em bit.ly/vialentejo). Em Coimbra, visite uma das universida­des mais antigas do mundo. Porto é base para se deliciar com os vinhos e a deslumbran­te paisagem de colinas da região do Douro.

Como chegar

É o país da Europa com mais voos diretos desde o Brasil. A TAP parte de dez cidades no País, em um total de 77 frequência­s semanais: flytap.com/pt-br.

Dica da jurada Mônica Nóbrega

O lugar para ver o pôr do sol em Lisboa, atualmente, é a cobertura do prédio novo do Maat, depois de conferir as exposições do museu. Em seguida, siga de elétrico para o LX Factory, que fica mais movimentad­o no começo da noite, com gente circulando pelas lojas e galerias de arte, bebendo cerveja ao ar livre e jantando hambúrguer­es na Burger Factory. Termine o dia com um coquetel no ambiente maluco e badalado da Pensão Amor.

 ?? DANIEL RODRIGUES/NYT ?? Panorâmica. Bebericar no rooftop descolado diante de monumentos como o Castelo de São Jorge: eis a cara atual de Lisboa
DANIEL RODRIGUES/NYT Panorâmica. Bebericar no rooftop descolado diante de monumentos como o Castelo de São Jorge: eis a cara atual de Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil