O Estado de S. Paulo

JERICOACOA­RA

Voos regulares deixaram as dunas e lagoas mais acessíveis

-

A parte mais cansativa da viagem sempre foi o caminho de ida e de volta até o aeroporto de Fortaleza (4h30, em média). Desde junho deste ano, porém, o problema do acesso pode ser contornado: Jeri ganhou seu próprio aeroporto, localizado na cidade vizinha de Cruz, a apenas 1 hora de distância. A novidade reforça ainda mais a procura por este destino que, como ressalta o casal de blogueiros do Viagem Heitor e Silvia Reali, sempre está “em cartaz”.

E se por um lado o aeroporto pode trazer mais visitantes, por outro a prefeitura da cidade vem tentando conter a alta demanda com uma taxa cobrada por pessoa e por dia de estadia, semelhante ao que se faz há anos em Fernando de Noronha. O valor é de R$ 5 por dia para visitantes de 13 a 59 anos, podendo ser paga antes da viagem. Para a jurada Ana Davini, “a taxa ambiental foi uma das melhores notícias dos últimos tempos, pois impedirá que aconteça com Jeri o que aconteceu com Porto Seguro”.

A combinação das duas novidades e a beleza já consagrada de suas praias e dunas levaram Jericoacoa­ra à sexta posição. Nosso colunista e jurado Mr. Miles resumiu: “Com a linda praia do Preá do lado, pronta para ser um destino chique (e radical)”.

Quando ir

Paraíso dos ventos no Ceará, Jeri atrai fãs de esportes como kite e windsurfe. Para eles, a melhor época é de julho a dezembro por causa dos dias ensolarado­s (e bota ensolarado­s nisso) com ventania. No primeiro semestre chove mais e é preciso ter um roteiro mais flexível para mudar de atividades caso seja necessário.

O que ver

Além de praticar kite e windsurfe (há escolas para quem quer dar os primeiros passos), andar de quadricicl­o ou bugue sobre as dunas. Um clássico irresistív­el é o passeio de dia inteiro por lagoas como do Paraíso e Tatajuba, e relaxar nas redes sobre as águas. Outro cartãopost­al é a Pedra Furada (dizem que dá sorte aos casais). Para quem quer sombra e água fresca, a Praia da Vila está a poucos metros de distância das pousadas e é onde todo mundo se reúne no fim de tarde para ver o pôr do sol sobre as dunas. A oferta gastronômi­ca é grande – mas prepare o bolso.

Como chegar

Há voos da Gol saindo de São Paulo tanto de Congonhas quanto de Cumbica (Guarulhos) às quartas e sábados e, para 2018, a companhia promete ampliar a oferta. De Viracopos, há voos da Azul sempre aos sábados. A empresa também tem voos diretos para Jeri saindo do Recife e, entre dezembro e fevereiro, de Belo Horizonte. Para quem quiser voar para Fortaleza, há ônibus da capital para Jeri, mas dá para reservar transfers, mais rápidos e confortáve­is, diretament­e com sua pousada.

Dica da jurada Nathalia Molina, do blog Canadá para Viagem

Jeri deve ser o assunto do verão no Nordeste. E, no meio do ano, ainda dá para ser combinada com os Lençóis Maranhense­s e suas lagoas cheias. Considere a Rota das Emoções, que passa por Jeri, Delta do Parnaíba e Lençóis.

 ?? FILIPE ARAÚJO/ESTADÃO ?? Acessível. Vilarejo cearense agora está a um voo de distância
FILIPE ARAÚJO/ESTADÃO Acessível. Vilarejo cearense agora está a um voo de distância

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil