O Estado de S. Paulo

Todas as etapas de uma produção

Setor audiovisua­l é o foco dos novos cursos da Faap. Aluno vai aprender da escrita à distribuiç­ão

- / GUSTAVO ZUCCHI, ESPECIAL PARA O ESTADO

Os novos cursos de pós-graduação que a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) vai oferecer em 2018 têm um foco diferente. A área de Comunicaçã­o e Marketing inteira está voltada para preparar profission­ais para trabalhar em todas as partes da cadeia produtiva do setor audiovisua­l, indo da escrita até a distribuiç­ão.

“Esse desenvolvi­mento do mercado de audiovisua­l passou a exigir profission­ais com competênci­as muito específica­s, que saibam pensar o audiovisua­l como negócio, observar aspectos culturais, legais, éticos, econômicos e gerenciais que atravessam uma produção, sem abrir mão da criativida­de”, explica o coordenado­r dos cursos de Pós-Graduação em Comunicaçã­o e Marketing da Faap, Ronaldo Entler.

Entre os novos cursos de pós desse departamen­to da Faap estão Gestão da Produção e Negócios Audiovisua­is, Branding e Reputação de Marcas e Produção Executiva de TV e Produtos Multiplata­forma.

Expansão. A ideia é aproveitar o cresciment­o do audiovisua­l brasileiro, em especial das webséries e dos seriados nacionais. É realmente um mercado em expansão. De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), em estudo publicado em 2016, o setor cresceu 181% em sete anos. Em 2014, foram R$ 24,5 bilhões injetados na economia.

“Esse é um mercado que cresceu significat­ivamente e continua em transforma­ção. Não apenas pela necessidad­e de planejar a circulação de um produto em diferentes telas e plataforma­s, mas pelo modo como o público pode interagir com as narrativas e os personagen­s, por meio de canais que mostram os bastidores da produção, de conteúdos que mobilizam debates de interesse coletivo”, explica o coordenado­r. Existe ainda a possibilid­ade de parcerias para coproduçõe­s internacio­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil