O Estado de S. Paulo

BEABÁ FINANCEIRO

-

1. Começar cedo

A partir do momento em que aprendem a contar, as crianças começam a ter noções básicas de matemática. Nessa fase, é importante dar moedas e explicar o sentido de valores, e não quantidade.

2. Dar mesada

É uma boa forma para ensinar noção de prioridade­s, tomada de pequenas decisões e gestão do dinheiro. O valor deve ser adequado à idade. E a mesada não deve ser moeda de troca para que a criança cumpra obrigações, como estudar, comportar-se bem ou ajudar nas tarefas da casa.

3. Estimular a poupança

Independen­temente do valor, a criança deve ser ensinada a guardar uma parte da mesada.

4. Registrar os gastos

É interessan­te estimular as crianças a anotar como gastaram sua mesada ao longo do mês, para que consigam, ao final do período, visualizar o quanto economizar­am.

5. Estabelece­r objetivos

Se a criança quer um brinquedo, por exemplo, os pais devem ajudá-la a calcular o quanto precisa economizar e em quanto tempo para conseguir realizar o desejo. A ideia é vivenciar a experiênci­a de se organizar e ser recompensa­da por isso.

6. Aprender brincando

O melhor meio de ensinar finanças é de maneira lúdica. Há diversos jogos de tabuleiro que simulam situações em que é precioso seguir regras, às vezes ganhando e em outras perdendo.

7. Conviver com os erros

Também é importante deixar que a criança decida como vai usar seu dinheiro. As escolhas erradas são oportunida­des para aprender e não repetir o erro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil