O Estado de S. Paulo

Condenação fará partido tomar decisão sem precedente

- Lincoln Secco PROFESSOR DE HISTÓRIA CONTEMPOR­NEA NA USP

Oque fazer? A clássica pergunta dos revolucion­ários russos nunca foi tão apropriada no PT. Se a condenação de Lula for antecipada, o partido terá de tomar a decisão de maior envergadur­a de sua história.

Muitos petistas têm declarado internamen­te que “uma coisa é o golpe, outra é aceitá-lo”. Assim, Lula seria candidato mantendo uma estrutura de campanha “ilegal”. Por outro lado, o PT tem milhares de candidatos proporcion­ais que dependem de um nome próprio nas eleições majoritári­as. Portanto, teria de encontrar um substituto que seria escolhido pelo próprio Lula.

Nessa hipótese, Lula poderia atuar desde a prisão (domiciliar ou não). Não tendo mais nada a perder, seus recados conformari­am um discurso radical e a polarizaçã­o que hoje domina a sociedade brasileira seria levada ao paroxismo.

É verdade que Lula não foi talhado para a luta de classes e, sim, para a conciliaçã­o. Não se espera dele um gesto desesperad­o. Mas agora o seu partido vive uma experiênci­a inédita. De repente vê seus sindicatos sem recursos e sua base social sem amparo legal. Quem conhece minimament­e a esquerda brasileira percebe que se trata de uma ruptura histórica.

Em poucos meses a fúria legiferant­e do Congresso promoveu uma “contrarrev­olução de 1930”, sepultando o legado varguista. Os custos trabalhist­as podem cair, mas o conflito social descontrol­ado vai aumentar. Afinal, não existe almoço grátis...

Lula lidera as pesquisas de intenção de voto e o PT voltou a ser o único partido brasileiro com apreciável preferênci­a do eleitorado. Apesar da verborragi­a radical, não boicotou as eleições de 2016 nem pensa em não participar das próximas. Mas e se perdesse permanente­mente qualquer expectativ­a eleitoral?

Lula tem uma ampla base de pessoas muito pobres. Excluir seu nome da cédula pode jogar o PT para fora do sistema de grandes partidos. Mas alguma coisa vai se quebrar no íntimo dos seus eleitores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil