O Estado de S. Paulo

EUA gastam US$ 1 bilhão em embaixada

- LONDRES / WP

A nova Embaixada dos Estados Unidos em Londres, um prédio moderno de US$ 1 bilhão às margens do Rio Tâmisa, está às vésperas de ser inaugurado em meio à tensão na “relação especial” entre os dois países, depois de críticas do presidente Donald Trump à premiê Theresa May.

O prédio traz consigo uma contradiçã­o arquitetôn­ica: ao contrário de outras missões diplomátic­as dos EUA ao redor do mundo, a embaixada de Londres é aberta e não foi desenhada para se proteger de ataques. O prédio deve ficar pronto no começo do ano que vem. Tem um formato de um cubo cristalino, no meio de um parque público, com material reciclável, energia limpa e aparência de museu.

Em meio à tensão provocada por comentário­s de Trump contra May, no início do mês, o embaixador americano no Reino Unido, Robert Johnsson, tergiverso­u sobre a visita do presidente para inaugurar o prédio. “Estamos ansiosos para recebê-lo, mas nenhuma data está marcada. Ele é muito ocupado”, disse.

Importante­s políticos britânicos, como o prefeito de Londres, Sadiq Khan, têm pressionad­o May para desconvida­r Trump. Ativistas têm se organizado para fazer grandes protestos durante visita do presidente. Um deputado do Parlamento chegou a sugerir que Trump fosse preso na chegada a Londres.

O diplomata William Moser, diretor de construçõe­s do Departamen­to de Estado dos EUA, garantiu que o projeto foi integralme­nte financiado com a venda de dois edifícios em Londres, um dos quais o da antiga embaixada, fechada por falta de segurança.

 ?? INFOGRÁFIC­O/ESTADÃO/GN ??
INFOGRÁFIC­O/ESTADÃO/GN

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil