O Estado de S. Paulo

Tumulto no Maracanã termina com 16 flamenguis­tas detidos

Maior parte foi detida por invasão do estádio, mas no entorno a Polícia Militar registrou roubos, cambismo e estelionat­o

- Marcio Dolzan / RIO

Os tumultos registrado­s no Maracanã e em torno do estádio na decisão da Copa Sul-Americana entre Flamengo e Independie­nte resultaram na detenção de 16 pessoas na noite da última quarta-feira. Treze delas eram integrante­s de organizada­s do clube carioca. A maior parte foi detida por invasão ao estádio, mas a Polícia Militar registrou ainda casos de roubo, cambismo e estelionat­o. Um homem foi detido com dez explosivos.

Entre os envolvidos na confusão, quatro tiveram prisão preventiva decretada por crime de roubo. Os demais torcedores responderã­o em liberdade ou tiveram suas penas abrandadas após admissão de culpa. Um torcedor que pousou no gramado de paraquedas minutos antes do jogo sem autorizaçã­o foi multado em R$ 10 mil por invasão.

Durante o tumulto um policial foi ferido com uma garrafada na cabeça e outro teve ferimento na mão. Uma viatura de polícia foi apedrejada. Os policiais foram encaminhad­os ao Hospital Central da Polícia Militar (HCPM) e passam bem.

A Supervia, responsáve­l pela circulação de trens na região metropolit­ana, informou que flamenguis­tas depredaram seis composiçõe­s. Ao todo, 54 janelas e uma luminária foram arrancadas e um visor de TV foi quebrado. Apenas um dos trens foi recuperado a tempo de ser utilizado na manhã de ontem.

Para conter a confusão, os policiais militares utilizaram bombas de gás, spray de pimenta, balas de borracha e jatos d’água. Em meio às cenas de guerra, famílias com crianças tentavam se proteger. Jogadores do Flamengo tiveram de esperar dentro do estádio até os ânimos se acalmarem do lado de fora.

O Ministério Público (MP) do Rio exigiu apuração rigorosa do caso. O órgão expediu ofícios e imagens de TV a delegacias de polícia, CBF, Conmebol e ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), inclusive com cenas do tumulto provocado em frente a hotéis da Barra da Tijuca e de Copacabana na véspera. O Independie­nte também divulgou nota informando que cobrará providênci­as da Conmebol, que não descarta punição ao clube brasileiro.

Em nota, o Flamengo expressou sua “indignação” com os episódios de violência e citou a “infiltraçã­o de desordeiro­s” entre a torcida. O clube classifico­u os atos de violência como “ação de selvagens”. O Consórcio Maracanã não informou o prejuízo na arena, que teve portões, catracas, grades e assentos danificado­s. Os reparos serão arcados pelo Flamengo.

 ?? UANDERSON FERNANDES / AGÊNCIA O GLOBO-13/12/2017 ?? Confronto. Torcedores do Flamengo entraram em confronto com policiais militares no Rio
UANDERSON FERNANDES / AGÊNCIA O GLOBO-13/12/2017 Confronto. Torcedores do Flamengo entraram em confronto com policiais militares no Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil