O Estado de S. Paulo

Putin acusa ex-diretor de favorecer EUA

-

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o diretor do laboratóri­o antidoping de Moscou, Grigory Rodchenkov, que está há um ano sob proteção dos Estados Unidos, segue interesses das agências norte-americanas, incluindo o FBI.

O líder russo ainda acusou esses órgãos dos Estados Unidos de manipulare­m evidências de casos de dopagem denunciada­s por Rodchenkov referentes aos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, realizado em 2014, na Rússia. “O fato de Rodchenkov estar nos Estados Unidos não é positivo para nós. Significa que ele está sob controle dos serviços especiais americanos”, disse Putin. “O que eles (norteameri­canos) fazem com ele lá? Será que estão dando algum tipo de substância para que diga o que é necessário?”, questionou.

As declaraçõe­s de Rodchenkov anotadas em um diário foram fundamenta­is nas investigaç­ões do Comitê Olímpico Internacio­nal. Na semana passada, com base nesses relatos, o COI anunciou que os atletas russos só poderão competir nos Jogos de Inverno de Pyeongchan­g, em 2018, sob uma bandeira neutra.

Rodchenkov também declarou que recebeu ordens do ministério do Esporte da Rússia para encobrir casos de doping com atletas do país em vários esportes, falsifican­do os resultados de testes e trocando amostras.

O governo russo nega envolvimen­to com o escândalo de doping. Putin argumenta que as acusações são de cunho político, em uma tentativa de manchar seu governo enquanto ele corre para reeleição em março.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil